Aparecida de Goiânia está entre as 20 cidades do País com melhor gestão fiscal

Levantamento mostra que município é destaque nos itens “investimento” e “liquidez”, com nota máxima em ambas as categorias

Sede da prefeitura de Aparecida de Goiânia | Foto: reprodução

Sede da prefeitura de Aparecida de Goiânia | Foto: reprodução/ Facebook

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), mostra Aparecida de Goiânia entre as 20 cidades com melhor gestão fiscal do País.

Em Goiás, o município é o primeiro colocado entre as cidades de grande parte, mas fica em terceiro na lista goiana, atrás de Barro Alto e Água Fria de Goiás, que aparecem, respectivamente, em 16º e 12º lugares no ranking nacional.

Aparecida é destaque nos itens “Investimento” e “Liquidez”, com nota máxima em ambas as categorias. “Gastos com pessoal” é o item que o município menos se destaca e apresenta dificuldades.

Em nível estadual, o levantamento mostra que 80,8% das prefeituras goianas têm situação fiscal difícil ou crítica.  De acordo com a Federação das Indústrias, apesar dos resultados, o porcentual de cidades goianas bem avaliadas no IFGF foi maior que a proporção nacional. Dos 500 maiores IFGFs do país, 30 são de Goiás.

Lançado em 2012, o IFGF é composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida – e levanta o debate sobre a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Com base nesses dados oficiais, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal 2016 – ano de referência 2015 – avaliou a situação fiscal de 4.688 municípios, onde vivem 180.124.602 pessoas – 89,4% da população brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.