Aparecida de Goiânia confirma primeiro caso de zika vírus em gestante
01 março 2016 às 09h07

COMPARTILHAR
Paciente está no quinto mês de gestação e, por causa do surto de microcefalia no país, sua gravidez é considerada de alto risco
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia confirmou na última segunda-feira (29/1) o primeiro caso de gestante infectada com o zika vírus. A paciente está no quinto mês de gestação. Apesar de não ser possível afirmar se o bebê nascerá com microcefalia, por causa do surto no país, os médicos consideram a gravidez como de alto risco.
A gestante recebeu a confirmação de que estava infectada pelo zika vírus depois de ser submetida a exames feitos pelo Laboratório de Saúde Pública de Goiás (Lacen/GO) e confirmados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que fica no Pará. A técnica é o RT-PCR para Zika, que utiliza biologia molecular para a confirmação.
A partir de agora, ela será acompanhada pelo especialista em ginecologia e obstetrícia, Jamal Yusuf, que atende na Maternidade Marlene Teixeira, realizando pré-natal de gestantes classificadas como de alto risco. A SMS informa que a gestação será acompanhada periodicamente para monitorar o desenvolvimento do cérebro da criança.
Na casa da paciente, agentes de saúde do município realizaram um bloqueio sanitário, com inseticida e todas as medidas necessárias para erradicação de focos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho foi feito também em todas as residências localizadas nas quadras próximas.
A SMS de Aparecida informou que, a pedido da paciente, não divulgará seu nome nem dados pessoais e garantiu que a gestante tem recebido todo o acompanhamento necessário desde a confirmação do caso. (Com informações assessoria SMS Aparecida de Goiânia)