Aparecida de Goiânia aposta em tecnologia para redução da criminalidade

540 quilômetros de fibra óptica estão em fase final de instalação. Além disso, 600 câmeras serão implantaras em locais estratégicos do município

Foto: Felipe Cardoso | Jornal Opção

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), se reuniu na manhã desta quarta-feira, 13, com profissionais de diversos veículos de comunicação do Estado. O encontro com a imprensa foi marcado para que o prefeito pudesse apresentar um balanço da gestão municipal, bem como as ações planejadas para os próximos meses.

“Estamos na véspera de comemorarmos os 56 anos de emancipação política da cidade. Nossa gestão tem dado continuidade a um trabalho que já era realizado e também planejando o futuro de Aparecida. Tudo isso por meio de ações estratégicas e políticas de valorização das potencialidades do nosso município”, disse ao abrir a reunião.

De acordo com Mendanha, desde que assumiu o comando municipal tem trabalhado por uma “revolução” em diversos segmentos importantes, especialmente a saúde.

“Já entregamos UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], UBS [Unidade Básica de Saúde] e também temos um Centro de Excelência, que será entregue em fevereiro, em andamento. Também realizamos investimentos em equipamentos e qualificação pessoal, são processos reconhecidos pelo hospital Sírio Libanês”, argumentou.

No segmento da educação, Mendanha destacou que algumas unidades escolares de Aparecida estão passando por um processo de reestruturação. “Fizemos um investimento na ordem de R$ 10 milhões”, revelou. Inicialmente serão trabalhadas 15 unidades de ensino, “mas nos próximos meses vamos alcançar outras escolas. Tenho tido um olhar atento nesse processo de organização da cidade”, pontuou.

Tecnologia de mãos dadas com a segurança

Apesar dos diversos avanços registrados pela gestão de Mendanha, um dos principais destaques está no investimento realizado em prol da segurança.

Acontece que o Executivo tem trabalhado para concretizar um projeto há tempos sonhado por Mendanha: o “Cidade Inteligente”. A ideia se resume em uma série de ações adotadas pelo município a fim de garantir o aprimoramento dos sistemas de inteligência e, consequentemente, a redução dos índices de criminalidade.

“Vivemos um momento em que, cada vez mais, a tecnologia ganha seu espaço. Eu não poderia, principalmente por ser jovem, ficar alheio a essa realidade”, disse.

Em seguida, Mendanha explicou que o município está concluindo a instalação de 540 quilômetros de fibra óptica que irão auxiliar a conectividade de um sistema de segurança de ponta. Dando sequência ao projeto, no mês de dezembro mais de 600 câmeras de videomonitoramento serão instaladas em prontos estratégicos da cidade.

“São câmeras de altíssima resolução. Elas são capazes de realizar a leitura facial do cidadão. Isso será extremamente importante para que nós possamos reduzir ainda mais os índices de criminalidade”, destacou. O prefeito também lembrou que a leitura pode ser aplicada aos veículos que transitam pelas ruas de Aparecida. “Qualquer carro roubado que passar por esses pontos será identificado pelas autoridades”, garantiu.

“Espero que outros municípios da região metropolitana possa seguir o mesmo caminho. Tenho conversado e convidado outros prefeitos para que venham nos visitar e conhecer o nosso projeto que será, de fato, revolucionário”, disparou. O investimento para implantação total do sistema é de R$ 56 milhões. As câmeras serão instaladas nas principais avenidas de Aparecida, bem como em praças, parques, unidades escolares e outros pontos estratégicos apontados pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Por fim, Gustavo esclareceu, ainda, que tem trabalhado, juntamente com os demais braços do Executivo municipal, para estruturar todo o planejamento da cidade até 2050. “Isso é importante, inclusive, para os próximos prefeitos. Assim seremos cada vez mais assertivos nas aplicações de recursos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.