Aparecida de Goiânia amplia testagem em massa para a Covid-19

Pontos de coleta estão em sete Unidades Básicas de Saúde

Testagem na UBS Expansul | Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia amplia a testagem em massa da população seguindo estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para enfrentamento do Coronavírus. Agora, além dos dois drive-thrus e das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant), sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) também serão pontos de coleta para o exame.

Três delas já estão com o serviço em funcionamento: Expansul, Jardim Tiradentes e Garavelo Park. O teste identifica se a pessoa está com a Covid-19 e só pode ser feito mediante indicação médica com agendamento pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O município já realizou, desde 22 de abril deste ano, mais de 43 mil exames do tipo RT-PCR, considerado o melhor do mercado mundial para a detecção do coronavírus. São feitos testes, todo dia, em mais de mil pessoas.

As UBSs aptas para o serviço têm capacidade, cada uma, para realizar mais de 150 coletas diárias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além das três já em funcionamento (Expansul, Jardim Tiradentes e Garavelo Park), na próxima semana as unidades Alto Paraíso, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões também iniciarão as coletas.

“Além do agendamento via 0800-646-1590, as UBS’s também serão referência para outras unidades da rede quanto à Covid-19, que poderão encaminhar para lá as pessoas com sintomas, após avaliação médica, para fazer o exame. É importante destacar que não basta ir direto a um ponto de coleta. Sempre é preciso fazer o agendamento via secretaria de Saúde no 0800 646 1590”, informa o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.