Após um apagão de energia elétrica a nível nacional nesta terça-feira, 15, a Equatorial Goiás informou que a normalização já foi iniciada no Estado e nos outros em que há concessão do grupo – incluindo Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul – e que acompanha “as providências para o restabelecimento integral das cargas”.

Em nota, a empresa afirmou que, “segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga”. Trata-se de um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Ainda no comunicado, a empresa disse que houve registro de interrupção no fornecimento de energia a partir das 8h30 desta terça em 73 cidades de Goiás. O serviço foi normalizado às 9h10.

Nota da Equatorial Goiás completa:

“A Equatorial Goiás informa que houve registro, nesta terça-feira (15), de interrupção geral do fornecimento de energia, em vários Estados do País, provocado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Em Goiás, o fornecimento foi interrompido a partir das 8h30 e logo que a Distribuidora recebeu autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS), iniciou a recomposição gradativa do sistema elétrico. Às 9h10 da manhã o fornecimento já estava normalizado para todas as 73 cidades afetadas pela interrupção.

A distribuidora orienta que casos pontuais de falta de energia devem ser registrados nos canais oficias da empresa, que atendem por meio da Central de Atendimento no 0800-062-0196, aplicativo Equatorial Goiás, via WhatsApp com a assistente virtual Clara, pelo (62) 3243-2020 ou pelo site.

ERAC – O ERAC é um mecanismo de proteção da rede elétrica, que atua por meio de desligamento automático quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional, restringindo as cargas para evitar um desligamento total da geração e recompor o sistema elétrico com mais agilidade.”

ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também publicou nota com esclarecimentos sobre o apagão que atingiu praticamente todos os estados do Brasil, com exceção de Roraima. Segundo o órgão, “houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões.”

Pelo site oficial, o ONS informou que pelo menos 16 mil MW de energia foram interrompidos. No Sul e no Sudeste, o órgão explicou que foi uma “ação controlada” para não propagar a falta do fornecimento do serviço.

Apesar disso, o ONS disse que as causas ainda estão sendo apuradas. Além disso, até as 12h25, o sistema afirmou que já foi restabelecida 55% da carga da região Norte, 81% da região Nordeste [com todas as capitais com a energia elétrica normalizada], e 100% nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Veja nota do ONS na íntegra:

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. 

Até às 12h25 já foram recompostos  55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também  já se encontram com o suprimento de energia normalizado.”

Leia também: