Aos 84 anos, morre o ator e diretor Paulo José, após longa enfermidade

12 agosto 2021 às 00h52

COMPARTILHAR
Ator estava internado havia 20 dias na capital carioca, por causa de uma pneumonia. Carreira foi marcante no teatro, no cinema e na TV
Nesta quarta-feira, 11, depois de mais de 20 anos enfrentando o mal de Parkinson, morreu no Rio de Janeiro, o ator e o diretor Paulo José. Ele tinha 84 anos e estava internado havia 20 dias em virtude de uma pneumonia.
Considerado pelos próprios colegas um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, ele era gaúcho e sua longa carreira foi iniciada em 1955, em Porto Alegre, quando participou da criação do Teatro de Equipe, com nomes como Paulo César Pereio, Lilian Lemmertz e Ítala Nandi.
Já em São Paulo, formou com os atores Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Juca de Oliveira e Paulo Cotrim o grupo que adquiriu o lendário Teatro de Arena, criado por José Renato em 1962. Na década de 60 também começou a trilhar sua carreira no cinema, com filmes como O Padre e a Moça e Macunaíma.
Seu estrelato nacional ocorreu com o personagem Shazan, na novela O Primeiro Amor , de 1972, da qual nasceu o seriado Shazan, Xerife e Cia., em parceria memorável com Flávio Migliaccio, morto no ano passado. Seu último trabalho foi em 2014, na novela Em Família, de Manoel Carlos.
Paulo José deixou quatro filhos, três (Bel, Ana e Clara Kutner) com a atriz Dina Sfat, que morreu em 1989, e um (Paulo Caruso), com a também atriz Beth Caruso.
* Com informações do portal G1.