Ao lado da primeira-dama, Caiado participa da gravação do hino de Goiás que será reproduzido nas escolas

Gravação do clipe ocorre após decreto que determina reprodução do hino nacional e hino do Estado ao menos uma vez por semana para alunos do ensino fundamental

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Dem), ao lado da primeira-dama, Gracinha Caiado / Foto: Divulgação

O governador Ronaldo Caiado (DEM) e a primeira-dama Gracinha Caiado participaram, na tarde do último domingo, 24, da gravação do hino de Goiás, realizada por alunos de escolas públicas que integram o projeto Ciranda da Arte, da Secretaria Estadual de Educação.

A apresentação feita pelo coral será distribuída em vídeo, áudio e partitura a todas as escolas estaduais para incentivar a consciência da cidadania por meio do canto do hino. Ao todo, 40 crianças participaram da gravação. A preparação vocal dos alunos foi feita por Cris Flores e a regência pelo maestro Miro Rodrigues.

A gravação do clipe ocorre após o decreto 9.394 de 28 de janeiro, em que governador Ronaldo Caiado determinou que o hino nacional e o hino do estado de Goiás sejam executados uma vez por semana nas escolas de ensino fundamental da rede pública.  Segundo o governador, é importante que todas as crianças tenham conhecimento do hino e assim criem uma “maior vinculação e o sentimento de amor pelo Estado”.

Para Caiado, o hábito cívico de cantar o hino, incentivando as crianças desde agora, é fundamental para cativar e criar uma cultura no goiano de acreditar e lutar cada vez mais pelo Estado. “Hoje, estamos tendo aqui uma lição. Nossa geração não sabe cantar o hino de Goiás. É uma realidade, temos que falar a verdade. Não tivemos isso em nossas escolas”, afirmou. “Cantar o hino traz cidadania, amor ao Estado e vínculo com essa terra querida e amada por todos. Vamos aprender com essas crianças aqui”, completou.

Por sua vez, a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, ressaltou a importância da atividade. “Estou muito feliz em estar aqui com essas crianças para cantar o hino. Com certeza é uma atividade que desenvolve a cidadania e amor ao Estado de Goiás”, assegurou.

A secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, disse que a iniciativa busca resgatar a cidadania e o respeito aos símbolos e pessoas. “Só não canta o seu hino quem não tem orgulho por sua terra. Convido toda a população de Goiás para se imbuir deste sentimento de amor, de respeito, atendendo a um chamamento do governador e da primeira-dama, para cantar o hino. Não tenham vergonha de cantar o hino. Muitas pessoas sofreram para que Goiás pudesse ser a potência que é”, atestou Gavioli.

Além do hino goiano, de acordo com a diretora do Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara, o projeto Ciranda das Pequenas vozes também promoverá a cultura da música goiana nas unidades escolares, ampliando o repertório de crianças e adolescentes.

O coral também irá intensificar as visitas nas escolas da rede estadual para realizar apresentações ao vivo. “Uma criança vendo outra cantando se motiva. É isso que vamos fazer”, afirmou a diretora do Ciranda da Arte.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Adalberto de Queiroz

Bravo! pela iniciativa. Faltou dizer que a letra do hino de Goiás é do escritor Acadêmico José Mendonça Teles (primeiro ocupante da Cadeira nr. 32, na AGL); e a música, do maestro Joaquim Jayme.