Anvisa recomenda intensificar ações contra doenças transmitidas por mosquitos da dengue e chikungunya
25 março 2023 às 16h50
COMPARTILHAR
Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção e controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue e a chikungunya, a Anvisa divulgou no último dia 22, uma recomendação para intensificar as medidas para a redução de criadouros de mosquitos e controle de vetores adultos em portos, aeroportos e áreas de fronteiras.
Segundo o Regulamento Sanitário Internacional é preciso criar uma zona livre de vetores nos portos marítimos, aeroportos e cruzamentos terrestres e dentro de um perímetro de 400 metros em torno desses pontos de entrada.
Recomendações
A Anvisa recomenda revisar os protocolos e procedimentos relativos a doenças transmitidas por vetores; avaliar a regularidade dos planos integrados de controle de vetores dos portos e aeroportos; verificar os índices de infestação de vetores, estabelecendo medidas de controle, caso seja necessário; observar a regulação das empresas que realizam as ações de controle de vetores e dos produtos utilizados;
Dengue e chikungunya são doenças transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Para impedir essas doenças, temos de evitar que as pessoas sejam picadas por essas fêmeas infectadas.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes. Geralmente, a doença começa com febre alta, muita dor de cabeça, dor pelo corpo e atrás dos olhos. A chikungunya também é causada por vírus, tem sintomas muito semelhantes aos da dengue, como febre, dor de cabeça e dor pelo corpo, mas tem uma característica que a diferencia, que são as dores e o inchaço nas articulações.