Anvisa autoriza uso emergencial do anticorpo Sotrovimabe contra Covid-19

O anticorpo monoclonal, fabricado pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), é o quinto medicamento aprovado pela agência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 08, o uso emergencial de mais um medicamento contra a Covid-19: o Sotrovimabe, um anticorpo monoclonal, fabricado pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).

O medicamento de dose única possui a proteína espicular S do SARS-CoV-2 como alvo, prevenindo assim a entrada do vírus e a infecção de células humanas. O tratamento é indicado para adultos e crianças acima dos 12 anos (que pesem no mínimo 40 kgs), que não necessitam de suplementação de oxigênio.

Segundo a agência, o Sotrovimabe não pode ser administrado em pacientes com quadros graves de Covid-19, ou seja, o tratamento deve ser iniciado assim que possível após o teste viral positivo para SARS-CoV-2 e dentro de 5 dias do início dos sintomas. O medicamento não substitui as vacinas contra a Covid-19.

A Anvisa restringiu o uso do medicamento a hospitais, sob prescrição médica e sua venda é proibida ao comércio. “A conclusão que nós temos é que considerando o momento da pandemia e a solicitação de uso emergencial, em caráter experimental, a área técnica considera as informações relativas ao produto terminado satisfatórias”, justificou o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes.

Este é o quinto medicamento aprovado pela agência. Em março, a Anvisa anunciou o registro do antiviral remdesivir. Já em abril, o Regn-CoV2, coquetel que contém a combinação de casirivimabe e imdevimabe, foi aprovado para uso emergencial no país.

Em maio, a agência aprovou o uso emergencial da associação dos anticorpos banlanivimabe e etesevimabe, medicamento produzido pela farmacêutica Eli Lilly. No mês passado foi a vez do Regkirona (regdanvimabe).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.