Anvisa autoriza uso emergencial do anticorpo Sotrovimabe contra Covid-19
08 setembro 2021 às 15h58

COMPARTILHAR
O anticorpo monoclonal, fabricado pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), é o quinto medicamento aprovado pela agência
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 08, o uso emergencial de mais um medicamento contra a Covid-19: o Sotrovimabe, um anticorpo monoclonal, fabricado pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).
O medicamento de dose única possui a proteína espicular S do SARS-CoV-2 como alvo, prevenindo assim a entrada do vírus e a infecção de células humanas. O tratamento é indicado para adultos e crianças acima dos 12 anos (que pesem no mínimo 40 kgs), que não necessitam de suplementação de oxigênio.
Segundo a agência, o Sotrovimabe não pode ser administrado em pacientes com quadros graves de Covid-19, ou seja, o tratamento deve ser iniciado assim que possível após o teste viral positivo para SARS-CoV-2 e dentro de 5 dias do início dos sintomas. O medicamento não substitui as vacinas contra a Covid-19.
A Anvisa restringiu o uso do medicamento a hospitais, sob prescrição médica e sua venda é proibida ao comércio. “A conclusão que nós temos é que considerando o momento da pandemia e a solicitação de uso emergencial, em caráter experimental, a área técnica considera as informações relativas ao produto terminado satisfatórias”, justificou o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes.
Este é o quinto medicamento aprovado pela agência. Em março, a Anvisa anunciou o registro do antiviral remdesivir. Já em abril, o Regn-CoV2, coquetel que contém a combinação de casirivimabe e imdevimabe, foi aprovado para uso emergencial no país.
Em maio, a agência aprovou o uso emergencial da associação dos anticorpos banlanivimabe e etesevimabe, medicamento produzido pela farmacêutica Eli Lilly. No mês passado foi a vez do Regkirona (regdanvimabe).