Anvisa autoriza uso da Pfizer em crianças a partir de 12 anos

Antes a vacina só era indicada a adolescentes acima de 16 anos; bula da vacina passará a indicar utilização na nova faixa etária

Dose da Pfizer contra Covid-19 | Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na manhã desta sexta-feira, 11, o uso do imunizante da Pfizer contra a Covid-19 em crianças a partir de 12 anos. Antes, a vacina, que é a única tem permissão para ser aplicada em pessoas menores de 18 anos no Brasil, só era indicada para adolescentes acima de 16 anos. Com a mudança, a bula da vacina passará indicar a utilização na nova faixa etária.

A ampliação da faixa etária contemplada pelo imunizante foi realizada após a farmacêutica apresentar estudos, realizados fora do Brasil, que garantiram a eficácia e a segurança das doses ao grupo. Nos Estados Unidos, o uso da vacina em adolescentes entre 12 e 15 anos está autorizado desde o dia 10 de maio, data da aprovação pela Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA).

Já na Europa, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) só liberou o uso do imunizante em pessoas acima de 12 anos após a Pfizer apresentar dados comprobatórios de segurança e eficácia de estudo realizado com mais de 2 mil crianças. Atualmente, tanto nos Estados Unidos, quanto na Europa, a farmacêutica faz testes em bebês a partir dos seis meses e em crianças abaixo de 11 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.