André Mendonça elogia indicação de Jorge Messias ao STF e promete apoio no Senado
21 novembro 2025 às 07h29

COMPARTILHAR
O ministro do STF André Mendonça elogiou a indicação de Jorge Messias para uma vaga no Supremo, cumprimentou o presidente Lula pela escolha e afirmou que apoiará o chefe da AGU nas articulações com senadores. Em publicação no X, Mendonça destacou que Messias é um nome qualificado e atende aos requisitos constitucionais.
Indicado ao STF por Jair Bolsonaro em 2021, Mendonça mantém boa relação com Messias, ambos evangélicos e egressos da AGU. Ele foi o primeiro ministro da Corte a celebrar publicamente a decisão de Lula.
Lula oficializou a indicação nesta quinta-feira, 20, após reunião com Messias no Palácio da Alvorada. Gilmar Mendes também parabenizou o novo indicado, ressaltando seu espírito público e desejando-lhe sucesso na sabatina.
A escolha, porém, contraria uma ala influente do Supremo —Gilmar Mendes, Flávio Dino e Alexandre de Moraes— e desagrada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que preferia o nome de Rodrigo Pacheco. No entorno de Alcolumbre, a avaliação é que a relação com Lula fica abalada.
Apesar das resistências, o governo aposta que, com a indicação oficializada, iniciará conversas individuais para construir apoio no Senado, responsável por aprovar o nome do indicado ao STF com pelo menos 41 votos em sessão secreta.
