No momento, a faixa etária de vacinação no município é de pessoas acima de 63 anos. Previsão é de que ainda neste feriado todas as doses recebidas pelo município sejam esgotadas

Vacinação em Anápolis | Foto: Divulgação/Secom

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Anápolis tem se destacado pela velocidade de vacinação. A cidade foi a primeira do Estado a vacinar tendo registrado, até o momento, mais 53 mil doses aplicadas. Isso se tornou possível, segundo o Executivo, graças a organização do município no que diz respeito aos dois processos principais da imunização: o cadastro das pessoas e a vacinação daqueles que se enquadram nos pré-requisitos.

Para o cadastro, a Prefeitura dispõe de dois canais para o cidadão. O primeiro é o ZAP da Vacina, onde o cidadão recebe um atendimento virtual através do aplicativo WhatsApp. A ferramenta inovadora foi muito utilizada para atender as faixas etárias acima de 75 anos, uma vez que os idosos preferem manter contato com um atendente e a quantidade de pessoas para o cadastro era menor.

Desde a semana passada, com a liberação das faixas etárias mais baixas, a Prefeitura disponibilizou um sistema onde o cidadão pode fazer seu próprio cadastro, ou seja, sem a necessidade de um atendente que aute como intermediário. O auto-cadastro é feito através do site da Prefeitura. Somente neste módulo, cerca de 20 mil pessoas já tiveram seus cadastros efetivados.

Após esta etapa, a Prefeitura disponibilizou oito pontos fixos de vacinação, espalhados em pontos estratégicos da cidade. Neles, através do sistema drive-thru, o cidadão pode tomar a sua dose da vacina de segunda a sexta, das 8h às 16h. Todos os dias, a Prefeitura tem vacinado em média 4,5 mil pessoas, o que coloca o município com uma das grandes referências do país na aplicação rápida das doses recebidas