Anápolis inicia imunização em portadores de comorbidades; veja os pontos de vacina

09 maio 2021 às 17h19

COMPARTILHAR
Pessoas com comorbidades devem realizar cadastro no site da Prefeitura; nesta segunda-feira, 10; quem for tomar a segunda dose já pode se dirigir aos pontos fixos de vacinação

Após a aplicação de mais de 102 mil doses da vacina contra a Covid-19, município de Anápolis inicia cadastro para vacinação de pessoas de 55 a 59 anos que tenham comorbidades, que começa a partir desta segunda-feira, 10. A chegada de 1.800 doses destinadas para segunda aplicação, que ocorreu neste domingo, 09, permite o retorno do da aplicação das segundas doses da vacina, que também ocorrerão nesta segunda, mediante senha nos pontos fixos.
Segundas doses
Quem for tomar a segunda dose da Coronavac deve se dirigir, entre as oito horas da manhã e as quatro horas da tarde, à faculdade UniEvangélica, na modalidade para pedestres, e ao Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT e unidade de saúde do JK em sistema drive-thru. Como as vacinas enviadas pelos governos federal e estadual vieram em menor quantidade, serão distribuídas senhas nos locais de vacinação.
Comorbidades
Para agendar a primeira dose, quem tem comorbidades na faixa etária de 55 e 59 anos, gestantes e puérperas (com 45 dias pós-parto) com idade acima de 18 anos, pessoas com síndrome de Down acima de 18 anos, pessoas com doença renal crônica que fazem hemodiálise em outra cidade, mas são de Anápolis e pessoas com deficiências cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 e 59 anos, podem acessar o site do governo do município de Anápolis para preencher o formulário e agendar a imunização.
No cadastro pessoas com comorbidades precisarão anexar o laudo médico. Gestantes deverão enviar os exames de gravidez e puérperas, a certidão de nascimento do recém-nascido. “Se a pessoa finalizar o cadastro, conforme os critérios, pode procurar imediatamente um dos quatro pontos de vacinação destinados a estes grupos”, explica o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola.
Os postos de vacinação das pessoas com comorbidades, idosos, profissionais da saúde e segurança remanescentes são a unidade de saúde Santa Maria de Nazareth e Banco de Leite para pedestres e as unidades do Anexo Itamaraty e Arco-Íris, em sistema drive-thru. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, pacientes que usam medicamentos imunossupressores, em tratamento oncológico ou de hemodiálise, precisam ter autorização médica para tomar a dose.
São consideradas pessoas com comorbidades as portadoras de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto e que utilizam próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Também aqueles que possuem doença cerebrovascular, doença renal crônica, os imunossuprimidos, os com hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.