Anápolis amplia serviços de atendimento em saúde mental durante pandemia

Com processo em fase de finalização, município contará, em breve, com dois novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipo 3

Foto: Reprodução

A prefeitura de Anápolis aumentou sua rede de atendimento de saúde mental para garantir suporte à população neste período de pandemia. Segundo o Executivo, o momento é oportuno pois as autoridades médicas já alertavam para a expectativa de alta nos casos de adoecimento psíquico e agravamento de doenças mentais.

Um estudo da OMS destaca, inclusive, a retração do tratamento de saúde mental em 93% dos países que reduziram ou interromperam pelo menos algum serviço prestado durante a pandemia. Essa queda atingiu 100% do continente americano.

“Nós sabemos que o isolamento social pode trazer consequências psicológicas para o indivíduo em alguma medida. Além de toda a estrutura montada para atender os pacientes de Covid-19, desde o início da pandemia o município também se preparou para oferecer tratamento de saúde mental a quem precisasse”, diz o prefeito Roberto Naves, lembrando que a cidade passará a contar, em breve, com dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipo 3.

De acordo com o diretor de Atenção Especializada, Marco Aurélio da Silva Lima, a estruturação da saúde mental durante a pandemia do novo coronavírus contou com suporte de atendimento por videochamada. “Apesar disso, desde maio nós iniciamos uma transição gradual para retorno do atendimento presencial, porque casos de maior gravidade dependem de acompanhamento da equipe multidisciplinar”, explica Marco.

Viva bem

Durante a pandemia, a prefeitura ainda lançou o programa de acolhimento Viva Bem, que é um canal de teleatendimento para apoio psicossocial por meio de escuta. O programa é pautado pelo propósito de minimizar os impactos emocionais gerados pelo cenário atual. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelos números (62) 99824-1419 e (62) 99975-8587.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.