Um biólogo flagrou o momento em que um lobo-guará caminha por uma pastagem em uma propriedade rural de Porteirão, no sudoeste de Goiás. O animal, que corre risco de extinção, ficou a aproximadamente 15 metros de distância da câmera, antes de correr para dentro da mata.

LEIA TAMBÉM

Loba-guará é solta no Cerrado após dois anos de reabilitação; veja vídeo

Projeto em Quirinópolis monitora e registra presença de mamíferos ameaçados de extinção

O momento foi registrado por Deuci Arruda na tarde desta terça-feira, 15. O biólogo explicou que se trata de um macho adulto, raramente visto na região, que também abriga uma fêmea e um filhote. 

“Estava trabalhando e vi ele caminhando em minha direção. Escondi em uma moita de capim e esperei ele se aproximar. Foi uma surpresa muito boa”, contou.

Deuci diz que o bicho onívoro – que se alimenta de alimentos de origem vegetal e animal – é astuto e dificilmente é visto à luz do dia, devido aos hábitos noturnos. O biólogo acredita que o lobo-guará estava em busca de comida no momento em que foi gravado.  

“Esse local onde ele estava andando é uma reserva, um varjão. Provavelmente é a moradia dele. Geralmente os machos adultos têm seu território e brigam se um outro macho invadi-lo”, concluiu.