Ambição presidencial de Eduardo Leite não deve tirar Raquel Teixeira da Secretaria de Educação gaúcha

Candidata a vice-governadora na chapa de José Eliton, Raquel não tem ambições eleitorais em 2022 e pretende ficar na pasta até o fim da gestão

Titular na Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) desde abril de 2021, a ex-deputada federal e ex-titular da mesma pasta em Goiás Raquel Teixeira (PSDB), não deve concorrer a um cargo eletivo nestas eleições de 2022. Ela pretende terminar o trabalho na pasta, “até dezembro de 2022”, independentemente de haver conversas sobre o governador Eduardo Leite (atualmente no PSDB) deixar o mandato para concorrer à presidência da República.   

Candidata a vice-governadora na chapa do ex-governador Zé Eliton (PSDB) em 2018, ela disse ao Jornal Opção que o principal plano dela neste ano é terminar o trabalho na pasta gaúcha, sem incursões partidárias. “Vou terminar o meu trabalho até dezembro de 2022 e não pretendo concorrer a nenhum cargo eletivo”, afirma. A tucana trocou o Legislativo pelo Executivo recentemente, mas sempre esteve no quadro de secretários dos governos correligionários. Raquel foi secretária de Educação entre 1999 e 2002, quando saiu para concorrer ao cargo de deputada federal por Goiás e foi eleita com 126.854 votos. Depois, em 2006, foi reeleita com 83.398 votos.  

Ela ainda esteve nas secretarias de Ciência e Tecnologia (2005 a 2006, no governo Alcides) e na Secretaria de Cidadania, também no governo Alcides. Porém, deixou o posto em 2007, quando o ex-governadores Alcides Rodrigues e Marconi Perillo racharam. Em 2015, já no segundo mandato de Marconi, ela voltou ao posto de secretária e o deixou somente em 2018 para concorrer ao cargo de vice-governadora. Após a derrota, a política esteve na coordenação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação de São Paulo até assumir a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.