Alunos da UFG desenvolvem aplicativo que planeja e organiza TCCs
27 dezembro 2019 às 10h42
COMPARTILHAR
“Plataforma cruza dados para criar um método de gerenciamento completo das tarefas a serem feitas e ainda estabelece um canal direto com o professor orientador do trabalho”, explica um dos desenvolvedores
Um grupo de estudantes formado por Ketlen Komorek, Tiago Hermano, Victória Arantes e Gabriel Rodrigues, da Universidade Federal de Goiás (UFG), trabalha no desenvolvimento de uma ferramenta que promete ser uma ‘mão na roda’ na vida dos acadêmicos.
Acontece que durante um hackathon — maratona de programação — promovida pela universidade, os jovens decidiram elaborar e desenvolver um aplicativo que otimiza o processo de produção, planejamento e organização de trabalhos de conclusão de curso (TCCs).
Uma das integrantes do quarteto, Ketlen Komerk, disse ter propriedade quando o assunto é dificuldade para organizar o trabalho. “Eu já entendia muito bem a realidade desse processo. Já passei muito mais tempo do que deveria fazendo meu trabalho pela dificuldade de me organizar”, explicou.
Segundo informações da revista Galileu, o aplicativo será batizado de “Minha Jornada TCC”. Por meio dele, o estudante poderá traçar cada uma de suas metas e o aplicativo estipulará os prazos necessários para cumprimento das atividades. Outro detalhe importante diz respeito ao acompanhamento do trabalho. Mas isso não será problema para os usuários da ferramenta, haja vista que ela permitirá que a faculdade observe o desenvolvimento do projeto em tempo real.
Assim que o usuário fizer o download, o aplicativo fará algumas perguntas. A ideia é que, através das respostas, a ferramenta possa traçar o perfil do aluno. Além disso, ela mostrará o melhor método para desenvolvimento do trabalho. “A partir essa análise inicial, a plataforma cruza dados para criar um método de gerenciamento completo das tarefas a serem feitas e ainda estabelece um canal direto com o professor orientador do trabalho”, explica outro integrante. (Com informações da Revista Galileu, Grupo Globo)