Lucca Aragão, de 12 anos, foi aprovado no vestibular para cursar matemática no segundo semestre da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O estudante do 6º ano do ensino fundamental chamou a atenção ao ser aprovado, mas ele não deve largar os estudos.

Diagnosticado com superdotação, Lucca fez 190 pontos na prova da Uece, sendo classificado na 29ª posição da ampla concorrência, de um total de 40 vagas ofertadas para o curso.

O adolescente afirma que sente facilidade na vida acadêmica. “Geralmente eu estudo sempre o material dado depois da aula. Por dia, estudo em média uma hora, uma hora e meia. Sempre tiro 10 em matemática, e nas outras matérias tiro entre 9 e 10”, afirmou ao UOL.

“Eu quis fazer a prova porque achei interessante, via outros amigos fazendo, quis também. Eu me surpreendi, mas achei muito legal ter passado”, continua.

No fim do ano passado, Lucca fez o concurso para admissão no Colégio Militar de Fortaleza, que é ligado ao Exército e onde estuda hoje. Foi o primeiro colocado e único a tirar 10.

Ao UOL, o pai de Lucca, o professor de matemática José Aragão, afirma que a família decidiu avaliar a capacidade do filho por conta do desempenho acima da média. “Ele tem uma memória muito avançada. Saía de uma prova. Eu perguntava como foi, e ele dizia que lembrou da aula em que o assunto foi dado e tudo que aconteceu naquela aula”, afirma.

O estudante também ganhou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática do ano passado. “Nós achamos incrível porque ele disputou no nível 1, que são alunos de 6º e 7º ano. À época ele estava focado no concurso, concorreu com alunos de um ano a mais, e conseguiu”, diz Aragão.

Leia também

Garoto de 10 anos é aprovado em vestibular de Administração