O estudante João Pedro Araújo, de 10 anos, natural de Caucaia (CE), passou no vestibular de Administração da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição particular de ensino superior. “JP das Galáxias”, como é chamado nas redes sociais, tem quase 10 mil seguidores no Instagram, onde costuma, inclusive, ministrar aulas de matemática. O garoto cursa o 6° ano do ensino fundamental.

O sonho da criança é estudar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “O vestibular foi fácil, mas não vou cursar agora. Não tenho interesse em administração. Meu interesse é ir para o ITA. Quero ser engenheiro aeroespacial”, revelou em entrevista ao G1.

Apesar das férias, JP não abandona a rotina de estudos. Ele estuda pelo menos três horas todos os dias – número que pode chegar a horas quando está em período letivo. Craque em matemática, JP também gosta de inglês e história. “Nunca é tarde demais para estudar. Não me sinto diferente. Sou uma criança normal, mas com superdotação e altas habilidades”, relata.

Habilidades
O garoto recebeu laudo de superdotação com 6 anos. Segundo o Ministério da Educação, ainda há certa confusão no Brasil sobre o termo. “O superdotado tem recursos intelectuais suficientes para desenvolver por conta própria o seu potencial superior (…) Se caracteriza por um excelente rendimento acadêmico”, diz o MEC.

Por suas habilidades, João Pedro já participou, inclusive, do quadro Pequenos Gênios, do programa Caldeirão do Huck, na TV Globo.

Sarah Umbelina, mãe de JP, percebeu as habilidades do garoto quando ainda era bebê. Depois de um ano, apareceu a desenvoltura com eletrônicos. Segundo a mãe, ele conseguia ler e escrever o que estava vendo. Aos três anos, ele já fazia todas as operações matemáticas.

Ao perceber a inteligência, os pais não perderam tempo e logo investiram no menino. Hoje, ele estuda até conteúdo universitário. Devido ao laudo de altas habilidades, ele é acompanhado por especialistas.