Conforme as regras do TSE, para que um partido político consiga registro formal é necessária a apresentação de 492 mil assinaturas

Foto: Reprodução/Youtube

O novo partido político do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil, divulgou que já contabilizou um total de 100 mil fichas de assinaturas. As fichas representam uma espécie de cadastro onde o cidadão manifesta seu apoio à criação da sigla.

Conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que um partido consiga o registro formal é necessária a apresentação de 492 mil assinaturas.

Vale lembrar que a coleta teve início no último dia 20. Na mesma semana, o próprio presidente chegou a falar sobre as expectativas para concretização do tão sonhado partido.

No entanto, ao discursar, ele considerou que, caso o recolhimento dessas assinaturas tivesse que ser feito “no braço”, seria difícil viabilizar a sigla em 2020.

“Vocês acham que posso usar cadeia de rádio e televisão para o que eu quero. Não posso. Tem uma lei. Não posso ir além do que estou fazendo”, disse Bolsonaro à época.