Aliados do presidente Bolsonaro e de Bivar disputam liderança na Câmara
17 outubro 2019 às 09h18

COMPARTILHAR
Crise na legenda tornou-se pública após o presidente da República, Jair Bolsonaro, declarar que Bivar estaria “queimado pra caramba”

Os deputados do PSL iniciaram um duelo nesta quarta-feira, 16, para definir quem será o líder da bancada na Câmara dos Deputados. De um lado está o atual líder Delegado Waldir, apoiado por aliados do presidente do partido, Luciano Bivar; do outro lado está o bloco de aliados do presidente Jair Bolsonaro, liderados por Eduardo Bolsonaro.
A crise na legenda tornou-se pública após o presidente da República, Jair Bolsonaro, declarar que Bivar estaria “queimado pra caramba”. Em seguida, uma série de acusações foi trocada, e o presidente chegou a reconhecer que trabalha com a possibilidade de deixar PSL. Em seguida, o presidente recuou e minimizou o episódio.
Bivar, por sua vez, manteve o tom e declarou que o presidente estraria articulando uma forma de sair do PSL levando recursos do Fundo Partidário. Uma ação da PF mirando Bivar foi a gota d’água para o racha entre as lideranças da sigla. Neste imbróglio, surge o líder da bancada na Câmara dos Deputados, delegado Waldir, que orientou sua bancada a obstruir a votação de uma medida provisória de interesse do Palácio do Planalto.
Fogo cruzado
A reação à sua atitude veio rápido e a ala bolsonarista entregou uma lista com 27 nomes para tirar o goiano da liderança na Casa. Aliados de Waldir contra-atacaram e apresentaram uma lista com a assinatura de 32 parlamentares. Como a conta não fechou, já que o PSL tem 53 parlamentares na Câmara, a confusão começou.
Enquanto isso, Eduardo declarou que pretende permanecer na liderança até dezembro, quando serão feitas novas eleições. No entanto, para que a substituição se concretize, a administração da Casa precisa conferir as assinaturas e o pedido deverá ser chancelado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Segundo a Folha de S. Paulo, Waldir teria confirmado que o presidente Jair Bolsonaro estaria atuando pela sua substituição. A Época divulgou aúdios pedindo o apoio de deputados do PSL para destituir o líder do partido na Câmara. Vale lembrar que o líder tem papel fundamental na estrutura da Casa, ao discutir a pauta de votações e por sua prerrogativa de orientar o partido, participar dos trabalhos de qualquer comissão, indicar membros da bancada que irão integrar as comissões, registrar candidatos a cargos da Mesa e inscrever membros da bancada para comunicações parlamentares.
A reportagem tentou contato com o deputado Delegado Waldir que não retornou as ligações até o momento. O espaço permanece aberto para manifestações.