Aliado de Mendanha, Fortaleza aproveita agenda com Lêda Borges para elogiar Marconi Perillo

A aproximação de Lêda e Fortaleza, a intensificação da agenda tucana em Aparecida e os elogios públicos a Marconi são vistos como parte da estratégia de crescimento político do grupo no território de Mendanha

Lêda Borges e André Fortaleza: aproximação política | Foto: Divulgação

Um dos principais aliados de Gustavo Mendanha (Patriota), ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e pré-candidato ao Governo de Goiás, o vereador André Fortaleza (MDB) aproveitou a presença da deputada estadual Lêda Borges (PSDB) na legislativo aparecidense para elogiar o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que tenta compor com o grupo gustavista, apesar das reiteradas negativas do presidente do Patriota em Goiás, Jorcelino Braga, que rechaça de forma reiterada qualquer possibilidade de aliança com o desafeto. Marconi e Braga, à época Secretário da Fazenda, são rompidos desde o governo Alcides Rodrigues (Patriota).

Oficialmente, Lêda Borges alega que a agenda na cidade de Mendanha, nesta quinta-feira, 05, teve o objetivo de estreitar relações institucionais com os vereadores de Aparecida. A tucana inclusive fez questão de frisar que a visita não foi para “tratar de apoio ou algum tipo de disputa”, mas para o “conhecer todos os parlamentares aparecidenses e convidá-los para visitar” o gabinete dela na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). No entanto, a própria deputada tratou das disputas eleitorais deste ano, que acontecem em outubro. Ela afirmou que 2022 definirá o futuro de Goiás e que, antes de qualquer coisa, defende “a democracia e a verdade”. Lêda não falou em nomes, isso coube a André Fortaleza.

O presidente da Câmara de Aparecida elogiou o trabalho da deputada à frente Secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho de Goiás. A deputada, segundo ele, “uma extensa folha de serviço prestado” ao Estado de Goiás. Ela fez parte do primeiro escalão do Palácio das Esmeraldas durante a gestão Perillo. Lêda, inclusive, segue como uma das principais aliadas do ex-governador, que deve voltar às urnas este ano na disputa por uma vaga no Congresso Nacional ou no Executivo Estadual. Nesse ensejo, André Fortaleza destacou que Marconi Perillo foi um grande governador para a população goiana.

Nos bastidores, a aproximação política de Lêda e Fortaleza, bem como a intensificação da agenda tucana em Aparecida e os elogios públicos a Marconi Perillo são vistos como parte da estratégia de crescimento político do grupo no território de Mendanha. A ideia seria fortalecer a atuação em Aparecida como forma de pressionar Jorcelino Braga por uma aliança. Em público, Mendanha descarta composição com Marconi neste momento em respeito à direção do partido. No entanto, cogita aliança em um eventual segundo turno da eleições, caso ocorra pacificação dentro do partido. Em agendas privadas e à revelia da vontade de Braga, o diálogo continua, inclusive com mediação da Associação Goiana de Ex-prefeitos (Agexp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.