Aliado de Cunha é escolhido líder do governo na Câmara dos Deputados
18 maio 2016 às 17h56
COMPARTILHAR
Deputado federal Andre Moura (PSC-CE) foi indicado por bloco de 13 partidos e atuará na articulação dos projetos do Executivo na Casa
O deputado federal Andre Moura (PSC-CE) foi escolhido, nesta quarta-feira (18/5), líder do governo Michel Temer (PMDB) na Câmara dos Deputados. Ele foi o nome indicado pelo recém-criado bloco parlamentar de 225 deputados de 13 partidos diferentes: PP, PR, PSD, PRB, PSC, PTB, SD, PHS, PROS, PSL, PTN, PEN e PTdoB.
[relacionadas artigos=”48267″]
Segundo Moura, ele foi convidado pelo próprio Temer para o cargo de líder do governo. Na função, o deputado atua como um porta-voz do Executivo, trabalhando na articulação com os parlamentares para conseguir a aprovação de projetos do governo.
Moura é um dos maiores aliados do presidente afastado da presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) e um dos que atua mais fortemente para tentar barrar processo que pede a cassação do mandato do deputado. Embora ele negue, sua indicação pode ser encarada como um indicativo de que o peemedebista segue articulando na Casa, mesmo depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quem também é réu no STF é o próprio Moura, envolvido em três ações penais e três inquéritos no tribunal. As ações envolvem crimes de formação de quadrilha, de responsabilidade fiscal, peculato e improbidade administrativa, todas envolvendo uso de bens da Prefeitura de Pirambu (SE), mesmo depois de ele ter deixado o cargo.
Entre os inquéritos está, inclusive, a apuração de uma tentativa de homicídio na cidade. As outras duas envolvem crimes em licitações e desvio de verbas do município durante seu mandato e também de seu sucessor, Juarez Batista (PDT). Seu nome também é alvo de ações no Tribunal de Contas da União, no Tribunal de Justiça de Sergipe e no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.