COMPARTILHAR

O Tribunal Distrital da Flórida, nos Estados Unidos, mandou intimar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na última segunda-feira, 7, no processo contra a Trump Media. Esta é a segunda vez que Moraes recebe uma intimação na ação movida pela empresa de mídia social do presidente dos EUA, Donald Trump, e pela Rumble, rede social banida no Brasil.

O magistrado tem 21 dias para se manifestar, ou pode receber sentença ‘à revelia’ do tribunal norte-americano. O portal UOL apurou no STF que o ministro não recebeu intimação e que Moraes não vai se manifestar sobre o caso.

A Trump Media e a Rumble afirmam à Justiça da Flórida que Moraes violou a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a liberdade de expressão, ao ordenar a remoção de contas de influenciadores brasileiros de direita na plataforma e por outras supostas “tentativas de censura”. As empresas pedem que a Justiça americana declare as ordens de Moraes “inexequíveis” em território norte-americano, por violarem a Primeira Emenda. 

A plataforma Rumble está banida por decisão de Moraes no Brasil desde fevereiro, por se recusar a bloquear o perfil de Allan dos Santos. A empresa diz que sofreu prejuízos à reputação, receita e oportunidades de negócio.