Alego discute criação de central de empregos para portadores de deficiência

Matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) sob relatoria do deputado Hélio de Sousa (PSDB)

Foto: Divulgação/Alego

O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) apresentou um projeto de Lei para criação de uma central de empregos voltada às pessoas com necessidades especiais (PNEs) vinculadas à Secretaria de Estado do Trabalho. De acordo com o texto, o Executivo seria o responsável pela central que tem, por objetivo, contribuir para ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“Muitos deficientes possuem dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. Por outro lado, as empresas precisam desses deficientes para completar a cota exigida pelo Ministério do Trabalho. Então, na verdade, há uma dificuldade por parte das empresas para encontrar essas pessoas. Creio que essa seja uma forma de ajudar as empresas a chegar até essas pessoas”, destaca o deputado.

Entre as atribuições da central estão a confecção de levantamentos sobre vagas disponíveis e o envio de notificações aos indivíduos em busca de emprego e que tenham se cadastrado previamente.

Empresas interessadas na contratação de pessoas com necessidades especiais também serão cadastradas no sistema e as prefeituras poderão oferecer benefícios para empregadores que contratarem PNEs. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) sob relatoria do deputado Hélio de Sousa (PSDB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.