A ala bolsonarista contrária à candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à presidência defende Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como vice de Ronaldo Caiado (União Brasil). Ele é deputado federal licenciado e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi veiculada pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Diferente de Tarcísio, o atual governador de Goiás, Caiado, já lançou a pré-candidatura ao Planalto e se colocou como opção da direita para 2026. Tanto Tarcísio quanto Caiado fizeram promessas a Bolsonaro, em busca dos votos bolsonaristas. Por exemplo, o próprio Bolsonaro não deve concorrer pois está inelegível, mas ambos o prometeram indulto (perdão jurídico).    

Os aliados que defendem a composição Caiado-Eduardo podem se opor ao próprio ex-presidente na intenção de defender o bolsonarismo. Isso porque a estratégia é unir esses nomes para diminuir as chances de Jair Bolsonaro indicar o atual governador de São Paulo como seu substituto ao cargo. Segundo a coluna, se Tarcísio fosse eleito presidente, poderia ficar oito anos no poder e logo “mataria” o bolsonarismo.

Por outro lado, Ronaldo Caiado estaria mais alinhado – mesmo que de forma privada – com o ex-presidente e teria prometido que cumpriria apenas um mandato e logo indicaria um novo nome da direita. 

Leia também: