‘Ainda estou aqui’ é pré-selecionado para o Oscar de melhor filme internacional
17 dezembro 2024 às 18h47
COMPARTILHAR
O longa ‘Ainda estou aqui’, dirigido por Walter Salles, entrou para a pré-lista de filmes selecionados para a categoria de melhor filme internacional no Oscar 2025. A informação foi divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana nesta terça-feira, 17.
A lista conta com 14 filmes de todo o mundo:
- ‘Une langue universelle’ – Canadá
- ‘Ondas’ – Tchéquia
- ‘A garota da agulha’ – Dinamarca
- ‘Emilia Pérez’ – França
- ‘A semente do fruto sagrado’ – Alemanha
- ‘Snerting’ – Islândia
- ‘Kneecap – Música de liberdade’ – Irlanda
- ‘Vermiglio’ – Itália
- ‘Straume’ – Letônia
- ‘Armand’ – Noruega
- ‘From Ground Zero’ – Palestina
- ‘Dahomey’ – Senegal
- ‘Como ganhar milhões antes avó morra’ – Tailândia
- ‘Santosh’ – Inglaterra
O anúncio dos indicados está marcado para o dia 17 de janeiro. A premiação será realizada no dia 2 de março, em Los Angeles.
Esta é a primeira vez que um filme brasileiro aparece na seleção preliminar desde 2008. Na ocasião, o longa “O ano em que meus pais saíram de férias” ficou na conhecida como “shortlist” mas acabou que não foi indicado. Já a última indicação do país na categoria de filme internacional aconteceu em 1999 com o filme “Central do Brasil’, também dirigido por Walter Salles.
O filme, dirigido por Walter Salles, narra os eventos da década de 1970, uma época sombria para o Brasil sob o regime militar. Inspirado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história foca na força e resiliência de uma mulher que, após o desaparecimento de seu marido sob custódia da Polícia Militar, assume o papel de ativista e defensora dos direitos humanos. Além de Fernanda Torres, o elenco inclui Selton Mello e uma participação especial de Fernanda Montenegro, criando um laço entre gerações.
O longa marca o primeiro trabalho de Walter Salles como diretor em mais de uma década, destacando seu retorno ao cenário cinematográfico. ‘Ainda Estou Aqui’ foi muito elogiado em festivais ao redor do mundo, incluindo o Festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro. As exibições no Brasil, como na Mostra de São Paulo, foram recebidas com entusiasmo, alimentando as expectativas de uma indicação ao Oscar.
Leia também
Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ são indicados ao Globo de Ouro 2025