Agricultores e representantes de 120 sindicatos ocupam pátio da Seagro, no Setor Leste Universitário
20 maio 2014 às 09h26
COMPARTILHAR
Protesto faz parte de ato nacional por melhorias aos trabalhadores. Eles reivindicam do Estado o repasse de dinheiro da União, que não estaria sendo destinado à categoria
Integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg) e representantes de mais de 120 sindicatos do setor ocupam desde as 6h30 da manhã desta terça-feira (20/5) o pátio da sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), no Setor Leste Universitáiro, em Goiânia.
Presidente da Fetaeg, Alair Luiz dos Santos afirmou ao Jornal Opção Online que os trabalhadores da agricultura aguardam a chegada do titular da Seagro, Antônio Flávio Camilo de Lima, para saber quais serão os encaminhamentos por parte do Estado.
A principal reivindicação é o repasse de 0,5% dos recursos do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás para a agricultura familiar. De acordo com Alair, a demanda já havia sido apresentada ao governador Marconi Perillo (PSDB) no ano passado.
[relacionadas artigos=”3396″]
Na época, os trabalhadores ocuparam o pátio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a sede da Superintendência do Ministério da Agricultura em Goiás. Para o presidente, a gestão tucana está protelando a aprovação da proposta.
Os manifestantes pedem também a reestruturação da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Emater), o recebimento de titulação de famílias que ocupam terras públicas e o repasse de dinheiro do Programa Nacional de Crédito Fundiário, recurso do governo federal que é encaminhado à gestão goiana, mas que não estaria sendo repassado pelo Estado aos agricultores.
Após almoço, os trabalhadores vão em caminhada para a Avenida Goiás, no Centro, e seguem para a Praça do Trabalhador. A manifestação será finalizada na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Avenida João Leite, no Setor Santa Genoveva.