Neste final de semana, cerca de 20 famílias, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), ocuparam um prédio abandonado há mais de sete anos na rua R-38, no Setor Oeste, em Goiânia. O imóvel, que antes abrigava atividades da Universidade Estadual de Goiás (UEG), estava desocupado há vários anos. Segundo a assessoria do MLB, o prédio é privado, e não público.

A Polícia Militar foi acionada e cercou toda a área, garantindo a segurança no local e evitando confrontos. A corporação mantém monitoramento permanente enquanto a situação é avaliada pelas autoridades competentes.

A ocupação, batizada de “Pedro Nascimento”, é descrita pelo MLB como um marco na luta popular por moradia, contra a fome e em defesa da soberania nacional. A ação integra a campanha nacional “Não há Independência nem Soberania sem Direito à Moradia”, promovida pelo movimento em diversas cidades do país, e se trata da primeira ocupação organizada pelo MLB em Goiás.

cddd7487-9b9b-4f52-8ecf-a040ac6264d7
Ocupação | Foto: MLB

O movimento denuncia a contradição entre os 18 milhões de imóveis vazios no país e os 8 milhões de famílias sem teto, cobrando políticas públicas efetivas para combater a especulação imobiliária e reduzir o déficit habitacional.

Leia também:

Desocupação no Setor Estrela D’Alva é contestada pela Defensoria