Agentes da Polícia Federal marcam manifestação contra ‘descaso’ do governo

28 outubro 2023 às 10h12

COMPARTILHAR
No dia 8 de novembro, policiais e servidores da Polícia Federal estão se mobilizando para protestar contra o que consideram um “descaso” do governo federal em relação às propostas de valorização de suas carreiras. Uma das principais iniciativas planejadas é a participação em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, e não está descartada a possibilidade de paralisações e greve geral.
A demanda central desses profissionais é a reestruturação de suas carreiras. Segundo Luciano Leiro, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), o atual governo está demonstrando a mesma falta de prioridade que caracterizou a gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL) em relação aos policiais federais.
Os agentes também marcaram para 16 de novembro manifestação em frente ao Ministério da Justiça, em Brasília, e em unidades da PF em todo o país. Na última quinta-feira, 26, cerca de 200 agentes se reuniram na frente da superintendência da PF em Brasília. Faixas pediam a atenção do governo para as demandas dos agentes.
Desde o governo Bolsonaro, os policiais federais vêm pleiteando reajustes salariais. Depois da posse de Lula, a cúpula da PF costurou um acordo, chancelado pelo Ministério da Justiça, que prevê aumentos de 37% a 79%, conforme a função. O projeto, no entanto, está parado no Ministério da Gestão, de Esther Dweck.