O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, convidou o governador de Goiás Ronaldo Caiado para uma visita a Israel. O convite inclui reunião com o primeiro-ministro e o presidente de Israel, Isaac Herzog. O documento foi enviado ao Palácio das Esmeraldas nesta quarta-feira, 13.

A tradução do encontro será feita pela organização Kehilat Or Israel, que representa a comunidade brasileira no País.

O governador parte no próximo sábado, 16, e deve ficar no País até dia 21, na segunda-feira. A programação inclui a visita dos locais atacados em 7 de outubro pelos membros grupo terroristas do Hamas. “Foi o maior atentado desde a criação do Estado de Israel que conduziu a uma guerra pelo retorno dos sequestrados e pela eliminação da organização terrorista do Hamas. Esta visita permitirá à Vossa Excelência ter uma impressão imediata da situação em Israel”, diz a carta do governo israelense ao ressaltar importância do gesto do governador de Goiás.

Negócios

Além disso, acordado reuniões de negócios visando estreitar os laços comerciais com o Estado de Goiás. Haverá visitas a “empresas inovadoras, que podem proporcionar experiências enriquecedoras para promover o diálogo e a colaboração entre as nossas regiões sobre tecnologia, economia de Israel, segurança pública e recursos hídricos.”

Leia também: Conheça a tecnologia de Israel usada em Goiás para irrigação de fruticultura

Goiás tem estabelecido diálogo junto a Israel há alguns meses para fortalecer parcerias e aperfeiçoar projetos com o uso de tecnologias israelenses. É o caso, por exemplo, do projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, na região Nordeste do estado. O país do Oriente Médio é tido como referência mundial em agricultura e irrigação.

A agenda em território israelense será o primeiro ato depois da assinatura do termo de cooperação entre o Governo de Goiás e Israel, firmado em fevereiro, durante a inauguração do parque “Am Israel Chai” (O povo de Israel vive).

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, também se manifestou por carta endereçada a Caiado, destacando a disposição do Governo de Israel em receber e conduzir a agenda oficial do governador no país. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também viajará a Israel.

Leia também:

A convite de Netanyahu, Caiado viaja a Israel depois de fala de Lula

Goiás cria parque em homenagem às vítimas do atentado em Israel