O Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, será administrado pelo grupo mexicano Aeropuerto de Cancún, subsidiária do Grupo Aerportuario del Sureste (Asur). Isso porque o grupo adquiriu a operação da Motiva (ex-CCR) no Brasil, concessionária de outros 16 aeroportos no país. A operação foi orçada em R$ 11,5 bilhões, sendo pagos R$ 5  em participações acionárias e assumirá R$ 6,5 bilhões em dívidas líquidas. A operação envolve ainda ativos em outros países da América Latina. 

O novo administrador do terminal opera nove aeroportos no México e outros sete terminais na América Latina. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, há a possibilidade de ampliação dos voos entre os dois países e de incremento do turismo de lazer e negócios. Pela posição geográfica estratégica, Brasil e México podem ser hubs aeroportuários, com conexão entre Estados Unidos e os países sul-americanos. 

“A vinda de um player mexicano vai ampliar as relações comerciais entre Brasil e México e fortalecer o turismo de negócios e de lazer entre os dois países. Nós estamos falando da maior transação aeroportuária em curso no mundo. O investimento de R$ 5 bilhões por uma operadora internacional no Brasil é uma demonstração de confiança no crescimento da aviação no país”, acrescentou.

Além do aeroporto goiano, a negociação abarcou ainda os seguintes terminais brasileiros:

  • Paraná: São José dos Pinhais (Curitiba), Bacacheri, Foz do Iguaçu, Londrina;
  • Minas Gerais: Belo Horizonte (Confins), Pampulha;
  • Rio Grande do Sul: Pelotas, Bagé, Uruguaiana;
  • Santa Catarina: Navegantes, Joinville;
  • Maranhão: São Luís, Imperatriz;
  • Piauí: Teresina;
  • Tocantins: Palmas;
  • Pernambuco: Petrolina.

Ainda segundo o ministério, este ano, de janeiro a setembro, foram registrados 1.375 voos entre os dois países, uma alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, e 253 mil passageiros transportados, com crescimento de 15,4% frente a 2024.

Santa Genoveva

O terminal aeroportuário da capital goiana tem registrado crescimento no número de passageiros. Somente no mês de julho deste ano passaram pelo terminal 373.905 pessoas. Neste mês de férias escolares, o número foi o maior da história do aeroporto desde sua fundação, em 1955. O resultado é 12% maior que o registrado no mesmo período de 2024.

Na ocasião, mais pessoas desembarcaram (188.170) do que decolaram (185.735). Os aeroportos com que o Santa Genoveva têm conexão são Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Galeão, Brasília, Confins, Recife, Palmas; e, durante o mês de julho, também houve conexões diretas para Salvador e João Pessoa. Além da aviação comercial, os dados também revelam maior atividade da aviação executiva: Goiânia foi o quarto terminal com mais pousos e decolagens de jatinhos e turboélices — 2.505 na categoria, atrás apenas dos aeroportos da Pampulha (Belo Horizonte), Jundiaí (interior de São Paulo) e Campo de Marte (São Paulo capital). 

O aeroporto de Goiânia fez parte do Bloco Central da 6ª Rodada de Concessões de Aeroportos, que teve o leilão foi realizado em abril de 2021 e assinado em outubro do mesmo ano. Na ocasião, foi assegurado R$ 1,8 bilhão em investimentos para esse bloco. O lance vencedor foi a da então CCR e representou uma contribuição inicial de R$ 754 milhões e ágio de 9.156% sobre o lance mínimo inicial de R$ 8,14 milhões. Na ocasião, seis terminais passaram da Infraero para a então CCR, que iria administrá-los por 30 anos. Foram eles: Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE).

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