Aeroporto de Goiânia registra 24 voos cancelados após mau tempo em São Paulo; companhias aéreas dão orientações
11 dezembro 2025 às 15h03

COMPARTILHAR
O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, registrou, 24 voos cancelados, sendo 12 chegadas e 12 partidas, além de sete atrasos computados desde quarta, 10, até o fim da manhã desta quinta-feira, 11. As intercorrências decorrem do efeito cascata provocado pelas condições meteorológicas adversas que atingiram o estado de São Paulo, especialmente nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, que concentram parte significativa da malha aérea nacional.
Os cancelamentos e atrasos ocorreram na medida em que companhias aéreas precisaram reprogramar operações, realocar aeronaves e reorganizar tripulações. A Latam e a Gol, que operam rotas frequentes entre Goiânia e os terminais paulistas, informaram que ainda podem ocorrer reflexos ao longo do dia.
Em nota, a Latam Airlines Brasil afirmou que “há reflexos nesta quinta-feira, 11 de dezembro, dos impactos meteorológicos registrados na sua operação no país, fato totalmente alheio ao controle da companhia”. A empresa orienta que os passageiros consultem o status de seus voos no aplicativo ou no site e reforça que clientes com viagens afetadas podem remarcar a data sem custos por até um ano, ou solicitar reembolso.
A companhia também informou que passageiros que ficaram retidos em São Paulo e precisaram se hospedar por causa de conexões interrompidas terão direito ao reembolso das despesas, mediante apresentação de comprovantes.
Já a Gol Linhas Aéreas comunicou que as operações desta quinta-feira, 11, seguem regulares nos aeroportos paulistas, mas reconheceu que a instabilidade do dia 10 gerou efeitos residuais que ainda podem causar atrasos. A empresa também orienta passageiros impactados a remarcarem seus voos sem custos, dentro da validade do bilhete, mantendo a mesma origem e destino. A alteração pode ser feita por meio do site da companhia ou pelo telefone da Central de Relacionamento.
Mesmo com a normalização gradual das operações em São Paulo, as companhias reforçam que situações de meteorologia severa provocam impacto imediato e contínuo em toda a malha aérea nacional, especialmente em cidades que dependem das conexões nos hubs paulistas. A orientação é que passageiros verifiquem as informações de seus voos antes de se deslocarem ao aeroporto, evitando deslocamentos desnecessários e aguardando atualizações em tempo real pelos canais oficiais das companhias.
A Azul também registrou cancelamentos e alternâncias de voos por conta do mau tempo nas regiões Sul e Sudeste. A empresa diz estar prestando assistência conforme prevê a Anac e ampliou sua política de remarcação para minimizar impactos.
Clientes com voos marcados para 11 e 12 de dezembro podem alterar suas viagens gratuitamente até 18 de dezembro ou optar por manter crédito integral do bilhete por um ano.
A Aena, administradora do Aeroporto de Guarulhos, disse que devido a “rajadas de vento acima de 90 km/h, e dos ajustes necessários à malha aérea, há 39 chegadas e 28 partidas canceladas na manhã desta quinta-feira (11).”
A Aena orienta que os passageiros com viagens programadas verifiquem a situação de seus voos diretamente com as companhias aéreas antes de se deslocarem ao aeroporto.
Nota da GOL na íntegra
A GOL informa que, nesta quinta-feira (11/12), as operações seguem regulares nos aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU).
Devido às condições meteorológicas adversas no estado de São Paulo – um fator totalmente alheio ao controle da Companhia – alguns voos foram cancelados ou sofreram atrasos na quarta-feira (10/12). Como consequência da grande contingência de ontem, novos atrasos podem ocorrer ao longo do dia de hoje (11/12).
Para maior comodidade, clientes impactados pelos atrasos e cancelamentos de ontem (10/12) que tenham disponibilidade para alterar seu voo podem fazê-lo sem custos adicionais. A mudança é autorizada dentro da validade do bilhete, mantendo a mesma origem e destino, e não é necessário comparecer ao aeroporto para realizá-la.
Caso o Cliente deseje remarcar sua viagem, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento da GOL através do chat por meio do site voegol.com.br ou pelo telefone 0300 115 2121.
Nota da Azul Linhas Aéreas na íntegra
A Azul informa que, devido às condições meteorológicas adversas registradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste nesta quarta e quinta-feira, diversos voos precisaram ser cancelados ou alternados para outros aeroportos, motivo alheio à vontade da Companhia. As alterações afetaram também voos em outras regiões, em função do sequenciamento das operações das aeronaves.
A Companhia ressalta que os Clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em razão do ocorrido, a Azul recomenda que seus Clientes fiquem atentos às notificações enviadas por e-mail, SMS e WhataApp, além de acompanhar suas reservas no site www.voeazul.com.br ou aplicativo da empresa.
Por liberalidade, a Azul também está flexibilizando sua política de remarcação afim de minimizar os impactos aos seus passageiros. Com isso, Clientes com passagens emitidas para os dias 11 e 12 de dezembro poderão alterar suas viagens até o dia 18 de dezembro gratuitamente ou, ainda, se optarem pelo cancelamento do voo, manter o crédito integral do valor pago para utilizar em outra oportunidade, em até 1 ano a partir da data de emissão do bilhete.
A Azul lamenta eventuais transtornos e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia.
Nota da Latam na íntegra
A LATAM Airlines Brasil alerta que há reflexos nesta quinta-feira (11 de dezembro) dos impactos meteorológicos registrados na sua operação no país, fato totalmente alheio ao controle da companhia. A LATAM precisou cancelar ou reprogramar voos desde quarta-feira (10 de dezembro) por condições climáticas adversas no estado de São Paulo, especialmente nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
Por isso, a LATAM orienta que o cliente consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto, e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. Caso o voo tenha sido afetado, o cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
Hospedagem em São Paulo
Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.
Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro
O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo para viajar dentro dos próximos 15 dias. Essa alteração deve ser realizada antes da partida do voo original e é uma medida que ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.
A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.
Leia também
Com 373 mil passageiros, Aeroporto de Goiânia tem mês mais movimentado de sua história
