Advogado Olímpio Jayme é enterrado em Goiânia

Ex-deputado estadual faleceu na tarde da última terça-feira (30)

O corpo do advogado Olímpio Jayme foi sepultado na tarde desta quarta-feira (1º/7), no cemitério Jardins das Palmeiras, em Goiânia. O ex-deputado estadual, que chegou a assumir a presidência da Casa, faleceu na última terça-feira (30), após uma sucessão de episódios que comprometeram sua saúde. O político havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral há cerca de um mês e se encontrava internado na UTI do Hospital São Francisco de Assis.

Olímpio Jayme nasceu em Pirenópolis, em 1927. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, desde 1958, foi Procurador do Estado de Goiás, cargo pelo qual aposentou. Era especialista em Direito Penal e Processual Penal; em Direito Civil e Processo Civil; e em Direito Agrário.

A carreira política de Olímpio Jayme começou na década de 1950. Naquele ano, foi eleito vereador por Goiânia. Tornou-se Presidente daquele Parlamento em 1953. O advogado militante viria a ser eleito deputado estadual uma década depois.

Olímpio Jayme foi deputado estadual na 5ª e 6ª legislaturas. Em 1966, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. O advogado teve uma vida ativa na administração pública em Goiás, tendo sido secretário de Estado nas seguintes pastas: Secretaria do Trabalho, Secretaria de Serviços Sociais e Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás.

O ex-presidente ocupou ainda cargos importantes, como secretário-geral da Sociedade Goiânia de Pecuária e Agricultura do Estado de Goiás (SGPA), em 1983; membro Honorário da Associação dos Advogados Criminalistas de Goiás; conselheiro da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás; membro da Associação Goiana de Imprensa; e membro da Acadêmia Trindadense de Letras, Ciências e Artes.

Olímpio Jayme era casado com Yara Vieira Jayme, com quem teve cinco filhos: Thelma, Túlio José, Themis Regina, Tasso José e Thales José.

*Com informações da Assembleia Legislativa

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.