Saneago diz que prioriza recuperação de vazamentos de água tratada. Tanto, que estudo do Instituto Trata Brasil destaca Goiânia como a capital com o menor índice de perdas no país (18%)

Uma tubulação da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) estourou em frente ao Condomínio Aplhaville Flamboyant e desperdiçou milhares de litros de água tratada. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira, 2. A concessionária de serviços de saneamento básico está no local para executar os devidos reparos e conter efetivamente o vazamento. Vídeo, ao qual o Jornal Opção teve acesso, mostra a altura que a água chegou. O volume impressiona.

De acordo com a empresa, o problema foi desencadeado pelo rompimento de uma adutora – canal para a condução das águas de uma fonte para um reservatório – de grande porte na Avenida Vale Verde. No entanto, a Saneago alega, por meio de nota, que imediatamente “fechou o registro para evitar desperdício de água tratada no local” e que recuperação de vazamentos de água tratada é uma das prioridades da empresa. Tanto, que obteve reconhecimento nacional em um estudo do Instituto Trata Brasil, no qual destaca Goiânia como a capital com o menor índice de perdas no país (18%). No levantamento, Goiás aparece como o estado que menos perde água na distribuição. Enquanto a média nacional de perdas de água é de 40%, a companhia goiana atingiu apenas 27%. É única companhia brasileira com índice abaixo de 30%. Inclusive, Goiânia e Goiás apresentam índices de perda de água menores que Londres (28%) e Hong Kong (25%).

O estudo foi elaborado com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), com referência ao ano de 2020. De acordo com o Novo Marco do Saneamento, estados e Distrito Federal devem alcançar a marca de 25% até 2033. Com mais de 10 anos de antecedência, Goiás está próximo de atingir a meta. Os índices, ainda segundo a concessionária, refletem em regularidade no abastecimento durante o período de estiagem, bem como na redução dos custos operacionais.

Para a empresa, a população tem importância fundamental no combate às perdas, informando os vazamentos para que a equipe possa, com agilidade, ir aos locais e executar os reparos nas redes. À parte, a concessionária garante que “monitora, atentamente, os vazamentos externos.” Além disso, orienta que, em âmbito residencial, a população realize, periodicamente, testes para verificar vazamentos nos imóveis.

A companhia recomenda que, durante a noite, quando todos forem dormir, as torneiras sejam fechadas e que, após esse procedimento, os cidadãos anotem os números pretos que ficam no hidrômetro. Quando acordarem, devem verificar se a numeração mudou. Caso tenha alterado, possivelmente há vazamentos na residência. A empresa também afirma que trabalhos de redução de perdas ocorrem em todas as ruas da Região Metropolitana de Goiânia, onde os técnicos utilizam uma haste de escuta e, de porta e porta, verificam se há vazamento de água oculto no ramal que leva água aos imóveis. Cidadãos que identificarem vazamentos podem entrar em contato pelo 0800 645 0115; pelo WhatsApp (62) 3269-9115; pelo chat no site da Saneago ou utilizar o aplicativo para smartphones.