Um adolescente, de 12 anos, sofreu uma parada cardíaca e convulsões após inalar um lata de desodorante por conta de uma “trend” popular. O caso aconteceu em Doncaster, na Inglaterra e o menino foi encontrado pela mãe no chão da cozinha.

Nicole King, mãe do menino, iniciou um massagem cardiorrespiratória ao encontrar o filho na situação. Já o irmão do adolescente chamou uma ambulância às pressas.

No hospital, o menino sofreu mais convulsões e paradas cardíacas. Ele foi colocado em coma induzido. “Eu tinha acabado de amamentar meu bebê e estava caindo no sono quando ouvi um estrondo muito alto. Pensei que uma das crianças tinha feito alguma coisa. Comecei a descer as escadas e vi Cesar caído no chão, com os olhos revirados. Achei que ele tinha caído e batido a cabeça. Não tinha ideia do que tinha acontecido. Ele ficou azul e parou de respirar. Pensei que ele tinha morrido”, diz a mãe da criança ao O Globo.

Após oito dias, o menino se recuperou e recebeu alta médica. De volta em casa, ele já consegui falar e se movimentar sem muitas dificuldades. “Não sabemos sobre danos a longo prazo, mas sua memória de curto prazo é muito ruim. Ele não conseguia se lembrar do que tinha acontecido. Se eu não tivesse ouvido nada naquela noite, teria descido e encontrado um cadáver na manhã seguinte”, continua Nicole.

A polícia informou que encontraram diversas latas de desodorante na cozinha, além de outros produtos químicos. Nicole afirma que o desafio pode ter sido apresentado por um amigo do menino.

Popular na Europa e nos Estados Unidos, a trend é conhecida como “cromagem” e tem como intenção deixar a pessoa “alucinada”. Porém, o contato excessivo com desodorantes pode causas perda de consciência, tontura, náusea, desorientação e até mesmo asfixia.

Leia também

Reino Unido mobiliza seis mil policias para reprimir protestos violentos de extrema direita