Acumuladora há 20 anos, idosa tem nove toneladas de lixo retirado de casa
26 julho 2019 às 18h43

COMPARTILHAR
Foram cinco dias de mutirão. Mulher foi levada ao hospital, onde tomou medicamentos e passará por acompanhamento psicológico

Nesta sexta-feira, 26, a prefeitura de Salto, em São Paulo, fez mutirão de limpeza na casa de um casal de idosos que acumulou lixo em casa durante 20 anos. De acordo com a administração municipal, sete caminhões retiraram 9,2 toneladas de materiais da residência.
Finalizado nesta sexta, a limpeza se iniciou na segunda, 21. Pelo menos 80% do que foi recolhido foi enviado para reciclagem. A força-tarefa contou com apoio da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Ação Social e da Secretaria do Meio Ambiente.
Tudo começou quando Benedito Togni, 82 anos, deixou parte do lixo na rua para chamar atenção das autoridades para o problema que vivia em casa.
Sua esposa, de 77 anos, sofre de um transtorno e passou a recolher objetos na rua e levar para casa depois que a mãe morreu, nos anos 90.
O acúmulo chegou a tal ponto que o portão de casa teve que ser bloqueado e o idoso precisou abrir um buraco no muro para conseguir entrar e sair. A idosa foi levada para o hospital e receberá tratamento psicológico.
A acumulação compulsiva foi classificada como transtorno em 2013 pelo Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Cerca de 5% da população mundial sofre com isso.