Vice-presidente do União Brasil em Goiás, Waldir Soares acredita que uma Federação entre o Progressistas, União Brasil e Republicanos não deve ser concretizada ainda este ano.

Leia também: Presidente do pP diz que Federação com União Brasil e Republicanos sai este ano

Ao Jornal Opção, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), comentou a declaração do comandante nacional do pP que afirmou que a aliança pode sair este ano. “Existe um diálogo travado em nível nacional, mas eu acredito que é difícil em razão das muitas diferenças nos Estados”, disse.

O senador Ciro Nogueira disse que apesar dessas diferenças, é sim possível que a federação aconteça. Ao Poder 360, o presidente do pP disse que os três partidos têm sua própria identidade, mas que há um perfil conservador semelhante. “Tem muita possibilidade de fazer essa federação, não é uma coisa tão a curto prazo, porque mexe nos comandos dos Estados. Mas seria muito positivo, se tornaria o maior bloco político da história do país”.

Caso seja formalizada e aprovada, a federação vai ter mais de 20% do tempo de propaganda eleitoral de Rádio e TV. O ‘partidão’ teria 151 deputados e 17 senadores e um fundo eleitoral gigante.

Waldir afirma que não possui muitas informações sobre o andamento das articulações, pois as conversas ocorrem em nível nacional.

Entenda a Federação

A federação partidária é uma forma de organização política que permite a união de dois ou mais partidos em uma única estrutura jurídica. Essa união é feita por meio de um contrato que estabelece os direitos e deveres dos partidos federados, bem como os objetivos e princípios da federação.

O modelo foi criado no Brasil pela Lei nº 14.117, de 8 de janeiro de 2021, com o objetivo de fortalecer a representatividade e a diversidade dos partidos políticos no país.

Leia também:

Caiado se fortalece com possível efetivação da Federação de UB, PP e Avante

Deputados avaliam que federação PP e UB será proveitosa para governo