Faltando três meses para o início da transição dos novos tributos, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) realiza uma série de Fóruns Temáticos voltados à preparação das empresas para a Reforma Tributária 2026.

A iniciativa, chamada “Tour ACIEG Reforma Tributária 2026 – Prepare-se Agora, prevê três encontros entre outubro e novembro, voltados a setores estratégicos da economia, como saúde, educação, agronegócio, indústria e comércio.

“Esta é a maior mudança tributária em décadas. Os Fóruns são uma oportunidade prática para os empresários tirarem dúvidas e se adequarem às novas regras, inclusive sobre fiscalização”, afirma Rubens Fileti, presidente da ACIEG.

Segundo o advogado tributarista Alexandre Limiro, presidente da Câmara Setorial da Reforma Tributária, a preparação é essencial. “As empresas precisam estar prontas para 1º de janeiro de 2026, caso contrário poderão enfrentar aumento imediato da carga tributária”, alerta. De 2026 a 2032, ICMS, ISS, PIS, COFINS e IPI coexistirão com os novos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IS (Imposto Seletivo) até a transição completa.

Agenda dos Fóruns

  • 15/10/2025 – Saúde e Educação: últimos ajustes para a Reforma Tributária
  • 29/10/2025 – Agronegócio e Indústria: preparação final para o novo cenário tributário
  • 12/11/2025 – Comércio: como se adequar à Reforma

Os encontros contarão com a participação de representantes do Fisco e empresas que já iniciaram a adaptação às mudanças, compartilhando desafios e soluções práticas. Limiro destaca que os debates também abordarão temas como aumento da arrecadação, redução da sonegação fiscal e combate à informalidade.

Todos os Fóruns começam às 10h e terão formato híbrido: presença de empresas convidadas na ACIEG e participação online aberta ao público, com vagas limitadas.

Leia também:

Deputados aprovam isenção de IR até R$ 5 mil e desconto para quem ganha até R$ 7,3 mil