Acieg desmente “fake news” sobre pesquisa eleitoral

Associação emite nota na qual condena “veementemente” o uso do nome da entidade para “confundir a opinião publica por meio de pesquisas falsas”

A Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg) divulgou nota nesta quinta-feira (29/3) em que desmente e condena o uso do nome da entidade em suposta publicação de uma pesquisa de intensões de voto a governador e senador.

“Condenamos veementemente o uso do nome da entidade com o intuito de confundir a opinião pública por meio de pesquisas falsas, não contratadas ou feitas por nós”, destaca a nota assinada pelo presidente Euclides Barbo Siqueira.

Na nota, a Acieg também enfatiza que qualquer tipo de pesquisa eleitoral contratada pela associação “será amplamente e devidamente divulgada pela entidade em seus meios de comunicação oficiais”. “Seguimos firmes no respeito à democracia e ao debate político em Goiás e no Brasil”, diz a nota.

Além da Acieg, a prática criminosa também envolveu os nomes do instituto de pesquisa Serpes o jornal O Popular e até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Chegaram a espalhar nas redes sociais a cópia falsa de um registro de pesquisa no site do TSE, com número de registro, data de divulgação (28 de março), nome da empresa contratada (Serpes) e da contratante, no caso, a Associação Comercial e Industrial de Goiás.

Leia abaixo o comunicado na íntegra:

COMUNICADO OFICIAL DA ACIEG

Informamos que a Acieg está participando ativamente das discussões políticas este ano, convidando e debatendo com os principais atores da política regional e nacional. Inclusive, fizemos no final do ano passado uma pesquisa Serpes para análise do cenário político atual em Goiás.

Entendemos ser normal no jogo político o acirramento dos ânimos dos adversários, entretanto condenamos veementemente o uso do nome da entidade com o intuito de confundir a opinião pública por meio de pesquisas falsas, não contratadas ou feitas por nós.

Caso a Acieg faça qualquer tipo de pesquisa eleitoral, esta será amplamente e devidamente divulgada pela entidade em seus meios de comunicação oficiais.

Seguimos firmes no respeito à democracia e ao debate político em Goiás e no Brasil.

Acieg

Deixe um comentário