Acidente de trânsito mata mais que crimes violentos em Goiás

Goiás ocupa sexto lugar entre dez estados brasileiros onde os acidentes de trânsito matam mais que crimes como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte

Acidentes de transito matam mais que crimes violentos em dez estados brasileiros | Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP

De acordo com levantamento da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, em dez estados brasileiros o trânsito mata mais do que crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. No ano de 2019, dez estados somaram 16.666 óbitos relacionados a esses crimes, enquanto os pagamentos de Seguro DPVAT por acidentes fatais no trânsito somaram 23.757. Dentre os dez, Goiás ocupa a sexta posição.


No Estado, foram pagos 1.783 sinistros por acidentes fatais no trânsito. Em contraponto, foram 1.756 óbitos causados por crimes violentos. As motos representam 47% (841) das indenizações por morte pelo Seguro DPVAT no Estado. A faixa etária mais atingida é de 45 a 64 anos, que corresponde a 26% (466) dos casos.


Maio Amarelo

Com objetivo de conscientizar motoristas sobre a responsabilidade no trânsito, o Maio Amarelo geralmente conta com ações educativas promovidas por prefeituras de diversos municípios, por meio das secretarias municipais de trânsito. Com a pandemia, era esperado que esses acidentes fossem reduzidos.

No entanto, o diretor de Operações e TI da Seguradora Líder, Iran Porto, afirma que não foi o que houve. “Devemos aproveitar a representatividade do mês de maio, por conta do movimento Maio Amarelo, para reforçar a importância do constante investimento em prevenção, educação e medidas cada vez mais rigorosas de fiscalização no trânsito”, disse.


O Seguro DPVAT ainda informou que, por conta de pandemia, as pessoas devem evitar saírem para dar entrada nos pedidos de indenização e reembolso de despesas médicas do DPVAT. O procedimento pode ser feito sem sair de casa, por meio da Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, por meio do 4020-1596 para capitais e regiões metropolitanas e pelo 0800-022-1204 para demais regiões.

Os documentos podem ser enviados para a Seguradora Líder por meio de e-mail. Também é possível ser atendido pelo aplicativo Seguro DPVAT, que permite o acompanhamento dos pedidos e envio de documentos complementares solicitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.