Acidente de trânsito mata mais que crimes violentos em Goiás
17 maio 2020 às 17h26

COMPARTILHAR
Goiás ocupa sexto lugar entre dez estados brasileiros onde os acidentes de trânsito matam mais que crimes como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte

De acordo com levantamento da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, em dez estados brasileiros o trânsito mata mais do que crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. No ano de 2019, dez estados somaram 16.666 óbitos relacionados a esses crimes, enquanto os pagamentos de Seguro DPVAT por acidentes fatais no trânsito somaram 23.757. Dentre os dez, Goiás ocupa a sexta posição.
No Estado, foram pagos 1.783 sinistros por acidentes fatais no trânsito. Em contraponto, foram 1.756 óbitos causados por crimes violentos. As motos representam 47% (841) das indenizações por morte pelo Seguro DPVAT no Estado. A faixa etária mais atingida é de 45 a 64 anos, que corresponde a 26% (466) dos casos.
Maio Amarelo
Com objetivo de conscientizar motoristas sobre a responsabilidade no trânsito, o Maio Amarelo geralmente conta com ações educativas promovidas por prefeituras de diversos municípios, por meio das secretarias municipais de trânsito. Com a pandemia, era esperado que esses acidentes fossem reduzidos.
No entanto, o diretor de Operações e TI da Seguradora Líder, Iran Porto, afirma que não foi o que houve. “Devemos aproveitar a representatividade do mês de maio, por conta do movimento Maio Amarelo, para reforçar a importância do constante investimento em prevenção, educação e medidas cada vez mais rigorosas de fiscalização no trânsito”, disse.
O Seguro DPVAT ainda informou que, por conta de pandemia, as pessoas devem evitar saírem para dar entrada nos pedidos de indenização e reembolso de despesas médicas do DPVAT. O procedimento pode ser feito sem sair de casa, por meio da Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, por meio do 4020-1596 para capitais e regiões metropolitanas e pelo 0800-022-1204 para demais regiões.
Os documentos podem ser enviados para a Seguradora Líder por meio de e-mail. Também é possível ser atendido pelo aplicativo Seguro DPVAT, que permite o acompanhamento dos pedidos e envio de documentos complementares solicitados.