Aciag encomenda primeira pesquisa com nome de José Eliton na disputa pelo governo

Pesquisa será divulgada no próximo dia 29 e vai testar também o nome do ex-senador Wilder Morais (PL), recém-confirmado como postulante ao Senado

O Instituto Voga Brasil vai realizar pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República, para o Governo de Goiás e para o Senado Federal. A pesquisa, registrada no sábado, 23, sob o número 05473/2022, foi encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiás (Aciag) ao custo de R$ 25 mil. O levantamento será realizado entre os dias 25 e 28 de abril, presencialmente, com amostra de 807 entrevistados e uma previsão de margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. A previsão de divulgação é o próximo sábado, 29.  

Será a primeira pesquisa de intenção de voto que levará o nome do ex-governador José Eliton (PSB), que trocou o PSDB pela sigla socialista a convite do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) e conversa com o PT para lançar uma candidatura única. Além do pessebista, também serão testados os nomes do governador Ronaldo Caiado (UB); do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota); do ex-governador Marconi Perillo (PSDB); do deputado Major Vitor Hugo (PL) e do ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) Wolmir Amado (PT). Não foram colocados os nomes do empresário Edigar Diniz (Novo), da professora Helga Martins (PCB) e do Professor Wesley (PSOL), também pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas.

Para o Senado, serão sondados sete nomes: o senador Luiz do Carmo (PSC), o ex-governador Marconi Perillo, o deputado federal João Campos (Republicanos), o deputado federal Delegado Waldir (UB), o deputado federal Zacharias Calil (UB), o ex-ministro das Cidades Alexandre Baldy (Progressistas) e o ex-senador Wilder Morais (PL), que também será testado pela primeira vez. O nome do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD) e do empresário Leonardo Rizzo (Novo) não apareceram no rol de possíveis senatoriáveis.

Para a presidência da República, serão avaliados os nomes do presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-ministro da Economia Ciro Gomes (PDT), do ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB), da senadora Simone Tebet (MDB), do presidente do União Brasil, Luciano Bivar, e do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), que anunciou apoio a Dória e não deve concorrer às eleições se não houver um aval tucano.  

Pesquisa Espontânea 

Além dos nomes apontados nos três discos, a pesquisa ainda avaliará a rejeição dos nomes para a presidência e para o governo e também terá a levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos postulantes. Neste caso, os entrevistadores vão perguntar a opinião do eleitor para deputado estadual, deputado federal, senador governador e presidente da República. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com nível de confiança de 95%.  

2 respostas para “Aciag encomenda primeira pesquisa com nome de José Eliton na disputa pelo governo”

  1. Avatar Moacir Carlos de Oliveira disse:

    Motociata gastará 1 milhão?? Dória, pára com isso…

  2. Avatar Moacir Carlos de Oliveira disse:

    União de Zé Éliton com Alkimim é decididamente juntar o NADA com o COISA NENHUMA. Seria tipo o Coióte pedir a ajuda do Tião Gavião para capturar o Papa Léguas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.