Acesso direto a dados do TCM facilita combate à corrupção
22 dezembro 2015 às 12h23

COMPARTILHAR
Novo acordo entre MPGO e Tribunal de Contas dos Municípios desburocratiza consulta a banco de informações financeiras e patrimoniais das 246 administrações

Novo convênio de cooperação firmado entre Ministério Público de Goiás (MPGO) e Tribunal de Contas dos dos Municípios (TCM) amplia antigo acordo de cooperação celebrado entre as instituições há quatro anos.
O novo documento é o termo de entrega do token — chave eletrônica — de acesso ao banco de dados informatizado do TCM, com informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais das administrações dos 246 municípios de Goiás. Por meio dela, o MPGO poderá fazer a consulta direta a esses dados, sem a necessidade de requisitá-los ao tribunal.
Segundo promotores, o acesso vai facilitar o cruzamento de dados e garantirá maior agilidade nas investigações no âmbito do patrimônio público, já que as informações não precisarão mais ser requisitadas, o que desburocratiza o processo.
“Isso irá resultar em maior profissionalização na atuação institucional, pois as investigações serão instruídas com um conjunto probatório de muito valor que decorre das informações em tramitação no TCM”, ponderou o procurador-geral do MPGO, Lauro Machado.
Entre as informações que os promotores poderão consultar no TCM estão os dados dos municípios; os órgãos dos municípios, e os empenhos, por diferentes bases de acesso: ano, município, nome, CPF ou CNPJ, despesa.
“É um passo fundamental no aprimoramento do combate à corrupção pelo MP”, avaliou o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Público Rodrigo Bolleli.
Com informações do MPGO