O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB), e o secretário da Fazenda do Município, Einstein Paniago, compareceram à festa de aniversário do ex-prefeito, Gustavo Mendanha (Patriota), na noite de sexta-feira, 6.

A presença das personalidades pode ser um aceno de reaproximação, já que circulou a informação de que a relação entre Mariano e Mendanha estaria estremecida devido a recentes críticas do ex-prefeito a parte do secretariado do prefeito, que inclusive emoveu alguns aliados do ex-chefe do Executivo aparecidense.

O próprio Mendanha, ao Jornal Opção, disse que “pequenas insatisfações” aconteceram, mas nada ao ponto de desfazer o compromisso político com Mariano.

“Não deixei ninguém intocável em seus cargos quando deixei a prefeitura. O prefeito realiza as mudanças que achar necessário, ele é o responsável por gerir seu mandato. Agora, existiram pequenas insatisfações, o que é normal dentro da política, mas minha relação com o prefeito é extraordinária e em nenhum momento foi abalada por isso”, afirmou.

Já o desgaste em relação a Paniago viria da relação que o secretário e Mariano têm construído com o Governo Lula e o próprio presidente, já que Mendanha é declarado um apoiador de Bolsonaro.

Vilmar Mariano tem boa conexão com o Governo Federal, tanto que foi escolhido para representar todos os prefeitos do Brasil no encontro com o presidente Lula. Além da visibilidade política, a proximidade tem gerado investimentos para a cidade e a conquista de programas federais, o que teria feito com que Einstein Paniago abrisse portas e garantido recursos federais para Aparecida.

A insistência de Mendanha em se aproximar de Bolsonaro pode indicar mudanças na relação com o vice-governador Daniel Vilela (MDB). Prova disso pode ser a demora do ex-prefeito em voltar à sigla.

No entanto, também ao Opção, o ex-prefeito voltou a reforçar o compromisso com o MDB de Daniel Vilela e a parceria com o governador Ronaldo Caiado e o União Brasil. “Meu compromisso é com o MDB. Como está desenhada a candidatura do Vilmar (Mariano) à reeleição, naturalmente, ele vai contar com meu apoio”, afirmou.

Apesar de oficialmente apoiar a reeleição de Vilmar Mariano, e abertamente dizer que o compromisso é com o MDB, há especulações de que Mendanha estaria trabalhando nos bastidores junto de Sandro Mabel para Aparecida.

Trocas no secretariado

Vilmar Mariano optou por realizar alterações no seu secretariado, cujo anúncio está previsto para esta semana. A deliberação final foi tomada na última terça-feira, 3, conforme membros do círculo próximo ao líder emedebista já vinham sugerindo nos últimos dias.

Marlúcio Pereira (Republicanos), até então Secretário de Articulação Política, será transferido para a Secretaria de Habitação. Seu substituto na Articulação Política será Carlinhos Moreira, atual ocupante do cargo de titular da Articulação Metropolitana.

Divino Ajax, anteriormente na Habitação e indicado pelo PP de Alexandre Baldy com o apoio de Tatá Teixeira (que já teve atuação na Articulação Política), agora assume a Articulação Metropolitana, substituindo Carlinhos Moreira.

A movimentação no primeiro escalão configura uma reorganização estratégica, com cada membro do trio de políticos sendo reconhecido e prestigiado de acordo com sua contribuição.

Estas mudanças foram motivadas, em parte, por “recados” que Mendanha transmitiu à imprensa. Sem mencionar nomes, o ex-prefeito sugeriu trocas no secretariado de Mariano e alegou que alguns não estão comprometidos com a gestão.

Leia também: