Uma ação integrada entre forças de segurança pública e secretarias do governo de Goiás sai a campo neste final de semana para identificar, investigar e responsabilizar eventuais causadores de incêndios na região da Chapada dos Veadeiros. A operação foi solicitada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e deve ser coordenada pelo Comitê Estadual de Gestão integrada de Incêndios Florestais (CEGIF).

Integram a ação integrada a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), por meio de seus fiscais; Polícia Militar do Estado de Goiás, através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Batalhão Rural Ambiental; Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Meio Ambiente (DEMA).

O objetivo é identificar, investigar e responsabilizar os eventuais causadores dos incêndios, coibindo práticas criminosas e reduzindo os impactos ambientais.

A corporação informa que a temporada de incêndios deste ano está especialmente severa em todo o Estado. Apesar disso, a região da Alta Chapada dos Veadeiros vinha apresentando relativa estabilidade, com poucos focos registrados nas últimas semanas.

No últimos dias, porém, com a proximidade do período chuvoso, foi registrado um aumento significativo na quantidade de incêndios, especialmente na Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto e em regiões do Entorno.

Seis grandes incêndios ainda estão ativos na região, aponta o CBMGO. Segundo a corporação, as queimadas estão localizadas em áreas remotas e de difícil acesso. “Importante destacar que, até o momento, não há risco às cidades do entorno nem ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com as chamas concentradas na APA e em propriedades privadas”.

Incêndio consumiu 44 mil hectares

Segundo o Painel do Fogo (Censipam), a área afetada por esses eventos nesta semana já ultrapassa 44 mil hectares. Estão mobilizados 57 militares do Corpo de Bombeiros de Goiás, entre militares das unidades de Niquelândia e Alto Paraíso. Além disso, são 19 bombeiros especialistas, organizados em quatro Forças-Tarefa Especializadas (FTEs), com bases avançadas em Niquelândia, Cavalcante, Parque Estadual Águas do Paraíso e ESEC Nova Roma.

Além do efetivo do CBMGO, atuam na região brigadistas do ICMBio/Prevfogo e brigadas voluntárias. Ao todo, mais de 100 combatentes estão diretamente envolvidos no combate aos incêndios florestais na APA Pouso Alto e áreas adjacentes.

Leia também:

Governo de Goiás lança força-tarefa permanente contra bebidas adulteradas com metanol; entenda