Vídeos divulgados nas redes sociais mostram mais de 20 aeronaves em ação durante a Abertura Estadual do Plantio de Soja da Safra 2025/2026, realizada em Nova Crixás, no norte de Goiás. Nas imagens, é possível ver os aviões realizando manobras para decolar e estacionar na Fazenda Tamburi.

O evento ocorreu no domingo, 28, e faz parte da programação oficial do plantio de soja na região do Vale do Araguaia, conhecida pela forte produção agrícola e agropecuária de Goiás.

As aeronaves chamaram atenção do público ao continuarem pousando e decolando enquanto os empresários participavam de palestras e debates sobre o setor. Confira as imagens:

“Nova Crixás é a nova fronteira agrícola do estado de Goiás. Então é um local com potencial para agricultura muito grande”, explicou Elio Jove, engenheiro ambiental e especialista em Direito Ambiental, em entrevista ao Jornal Opção.

Segundo Jove, a escolha do município para o evento se deu justamente por seu potencial agrícola. “Sempre tem essas inaugurações e dessa vez escolheram o município devido a essa questão de ser uma fronteira agrícola muito grande. O foco é aumentar a quantidade de soja plantada, porque onde chega a agricultura, chega o progresso”.

O evento, que reuniu grandes produtores do estado, contou com a presença de 28 aviões e 3 helicópteros, além de jatinhos particulares.

Veja:

Expectativa de novo recorde

A Abertura Estadual do Plantio de Soja reuniu mais de 1 mil participantes, incluindo produtores rurais, profissionais do agronegócio e autoridades estaduais e federais. O evento foi promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja) e destacou o potencial de crescimento da soja e do milho na região.

O evento reuniu o vice-governador Daniel Vilela (MDB), lideranças políticas, representantes do agronegócio e centenas de produtores rurais para celebrar o início da nova temporada agrícola.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, destacou que Goiás está cada vez mais próximo de se consolidar como o segundo maior produtor de grãos do Brasil, ficando atrás apenas do Mato Grosso devido à sua maior extensão territorial.

Segundo ele, o Vale do Araguaia pode ampliar em até 50% a área agricultável do estado, principalmente voltada para o cultivo de soja. Na safra 2024/2025, Goiás colheu 20,4 milhões de toneladas de soja, registrando um crescimento de 18% em relação ao ciclo anterior.

Para a safra 2025/2026, a expectativa é superar esse volume. De acordo com Clodoaldo Calegari, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja-Goiás), a meta é concluir o plantio até o fim de dezembro e iniciar a colheita em janeiro, liberando as áreas para a segunda safra (safrinha).

Além da abertura regional, o setor se prepara para o evento nacional. A Abertura Oficial do Plantio da Soja 2025/2026 será realizada nesta sexta-feira, 3, às 9h (horário de Brasília), em Sidrolândia (MS), reunindo produtores, autoridades e especialistas do agronegócio de todo o país.

Leia também: