Abertura do Fica destaca participação de goianos no festival

Vice-governador José Eliton ressaltou que o festival ajuda a projetar a cultura desenvolvida no Estado de Goiás para o mundo

fica1-620x350

Orquestra Jovem de Goiás encantou o público que foi prestigiar a abertura do festival | Foto: Fica/ divulgação

Sarah Teófilo
da Cidade de Goiás

A abertura da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) teve como destaque o que já havia sido pontuado diversas vezes: maior participação goiana no festival. Em discurso durante a solenidade, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira garante que o grande orgulho deste Fica é a presença mais marcante de músicos e cineastas goianos.

“Estamos com filmes daqui, com o Marcelo Barra que é a cara de Goiás e com a Orquestra Jovem de Goiás. Isso que é a globalização: um meio de pensar o local com o global; de expandir e se conectar”, afirmou a secretária. De acordo com Raquel, além de ter uma cultura de cinema, Goiás atualmente está desenvolvendo uma indústria cinematográfica, com formação de profissionais– algo muito importante para a área.

Foto: Facebook

Represenando o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton, em discurso de abertura do Fica, destacou que o festival projeta o Estado para o mundo / Foto: Facebook

Com a temática principal em torno da água, a secretária frisou a importância de se levar a discussão ambiental às escolas por meio do cinema e de outras manifestações culturais. Afirmando que a intenção é crescer cada dia mais com o festival, Raquel fala de envolver embaixadas nas próximas edições, além da implementação com aplicativos e games para maior interatividade. “Não é qualquer festival que comemora 17 anos”, garante.

Em tom de brincadeira, Raquel disse que é a secretária mais importante do governo, e completou: “A Educação é o corpo e a Cultura é a alma de um governo.” Último a discursar, o vice-governador José Eliton (PP), representando o governador Marconi Perillo (PSDB), concordou, e se referiu à Raquel como “a secretária mais importante do governo”.

marcelo barra

Cantor Marcelo Barra em apresentação com a Orquestra Jovem de Goiás / Foto: Sarah Teófilo

Antes de abrir oficialmente o festival, o presidente do PP estadual, José Eliton, destacou que o evento ajuda a projetar Goiás do ponto de vista cultural. “E vale frisar que esta temática ambiental leva um debate importante para o Brasil e o mundo. E é aí que Goiás se insere em um contexto nacional e internacional de grande relevância”, explicou.

O festival acontecerá até o próximo domingo (16), e a abertura teve também a presença da prefeita Selma (PT), do deputado estadual Virmondes Cruvinel (PSD) e do professor de cinema Lisandro Nogueira. Ao final, Marcelo Barra cantou acompanhado pela Orquestra Jovem de Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.