A Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, que é do Distrito Federal, traz seu mais recente espetáculo para a 18ª edição do TeNpo – Mostra de Teatro Nacional de Porangatu. Entre 1º e 4 de junho, o festival de artes cênicas contará com a participação de 14 grupos nacionais e regionais de teatro, dança e circo, além de oferecer workshops e oficinas. A programação, que será divulgada ainda esta semana, é gratuita.

O TeNpo 2023 é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria da Retomada, com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Além disso, o evento conta com a participação da Prefeitura de Porangatu, Goiás Social e Academia Esparta como parceiras.

Com uma carreira de 28 anos, a Cia de Comédia Os Melhores do Mundo interrompeu seus trabalhos apenas durante a pandemia da Covid-19. O grupo, que serve de inspiração para artistas interessados no teatro de humor, tem uma rica história para contar.

“Contando ninguém acredita” é o resultado da reunião de várias situações cômicas vivenciadas pela trupe durante suas turnês pelo Brasil, Europa e Estados Unidos.

Nesse novo espetáculo, de forma leve e divertida, o trio Jovane Nunes, Victor Leal e Adriano Siri busca despertar risadas apresentando cinco esquetes inéditas. O stand-up também inclui os quadros mais conhecidos do repertório do grupo, como o Sargento Deny (do espetáculo “Notícias Populares”) em uma nova aventura, o Tio Olegário (do espetáculo “Misticismo”) e uma visão bastante inusitada de “Hamlet”, de William Shakespeare.

A Cia de Comédia Os Melhores do Mundo é um grupo teatral cômico de repertório que surgiu em 1995, em Brasília. Desde então, a trupe já produziu mais de 20 espetáculos autorais, todos escritos, dirigidos e encenados por seus próprios integrantes, que também possuem experiência na criação de textos para outros coletivos, como o Porta dos Fundos, e em sitcoms brasileiras, como Família Paraíso, Chapa Quente e Sai de Baixo.

Artistas regionais

Além disso, outros 12 espetáculos cênicos produzidos em Goiás estão programados, destacando-se a participação da Cia de Teatro Nu Escuro, Circo Lahetô, Giro8 Companhia de Dança, Cia. Teatral Martim Cererê, entre outros.

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu também se destaca por oferecer oportunidades de qualificação profissional na área das artes cênicas. Serão ministradas oficinas por profissionais renomados, como a atriz Nay Fernandes (SP), o cineasta e diretor de arte Benedito Ferreira (GO), o ator Leonardo Miggiorin (SP) e a atriz e arte educadora Juliana Mado (GO).

A programação completa das atividades formativas gratuitas pode ser encontrada no site do evento. As inscrições podem ser realizadas até 26 de maio.